Determinação do teor de álcool na gasolina comercial

Páginas: 9 (2028 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
RESUMO

Está experiência tem como objetivo determinar a quantidade de álcool misturada na gasolina, por meio de adição de água destilada, em uma proveta contendo gasolina, para verificar a porcentagem de álcool contida na gasolina. Para a realização do experimento foram utilizados métodos como: extração (método no qual se agita a água com a gasolina), assim misturando as substâncias comdensidades próximas, e decantação (método onde usa-se um funil para extrair uma solução aquosa), no caso, uma solução de água e álcool que foi separada da gasolina. Todas as experiências foram realizadas no laboratório de Química da faculdade, com a inspeção e orientação do professor.

Palavras-chaves: Extração; Decantação; Gasolina; Álcool.













01 INTRODUÇÃO

Por meio dadestilação e do refinamento do petróleo, obtêm-se várias substâncias de grande importância econômica, como querosene, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), etc. [1]. Porém, a fração do petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, usada nos automóveis, que será o objeto de estudos deste relatório.
Neste experimento buscamos descobrir e mostrar o nível de álcool (etanol) nagasolina, sem modificações ou adulterações, pois é comum a prática de misturar álcool com gasolina em postos de combustível, para que o posto tenha um lucro maior em virtude do baixo custo do álcool comparando com a gasolina.
Para tal juntamos a gasolina com água destilada e cloreto de sódio em um funil para que posteriormente ocorra a separação da gasolina com o etanol, possibilitando assim amedição da quantidade deste no combustível.
Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. [2]
Propriedades físicas e conceitos químicos foram utilizados para que fossem explicados os fenômenosenvolvidos, a partir da estrutura molecular. [3]
A quantidade é controlada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) onde o percentual de etanol no combustível é 25%. [4]









02 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL DETERMINAÇÃO DO TEOR DE GASOLINA

MATERIAL UTILIZADO:

50 ml de Água Destilada (H2O);
56 ml de Gasolina;
1 (uma) Proveta;
Anel;
Suporte Universal.


OBJETIVO DOPROCEDIMENTO:

Como explanado anteriormente, o objetivo do experimento é justamente separar o etanol presente na gasolina, sem sequencia, determinar sua porcentagem e a analisar o resultado a fim de saber se este está dentro por padrões determinados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

PROCEDIMENTO

Coloque 50ml de água destilada e gasolina, cada um em uma proveta.
Junte as duas substânciasem um funil de separação. Assim como demonstra a figura ao lado.
Misture as substâncias no funil 5 vezes remexendo, com 3 repetições, para que torne uma mistura homogênea. Entre cada repetição, liberamos a válvula para que libere o gás no funil.
Deixe a mistura em repouso por 5 minutos e depois adicione Cloreto de Sódio (NaCl) na mistura.
Remexa a mistura novamente.
Deixe a mistura em repousopor 5 minutos novamente para que ela torna-se heterogênea. Note que com a adição do Cloreto de Sódio, a parte mais clara da mistura está mais ocupada em comparação à fase anterior.
Libere a trava do funil para que escorra o liquido ao fundo do funil, que é composto por Água destilada, Cloreto de Sódio e Álcool para uma proveta, onde ficaram 61 da mistura.
Libere para outra proveta a segundasubstância, a gasolina, onde restou 42ml.


























03 RESULTADO E DISCUSSÃO

POLARIDADE

Com a realização do processo, observa-se que o volume da água (H2O), contida da mistura heterogênea de água + Gasolina, aumenta.
Neste caso o volume passa de 50 ml para 61 ml, em consequência, o volume de gasolina contido também muda, diminuindo assim para 45...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação do teor de álcool na gasolina comercial
  • Determinação do teor de álcool em uma amostra de gasolina comercial
  • DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
  • DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL EM GASOLINA
  • Determinação do teor de álcool na gasolina
  • Determinaçao teor de alcool e gasolina
  • Determinação do teor de álcool na gasolina.
  • DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!