DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO E DO PONTO DE EBULIÇÃO

Páginas: 11 (2626 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO E DO PONTO DE EBULIÇÃO

1. OBJETIVOS

Determinar o ponto de fusão do alfa-naftol e do ácido benzóico;
Determinar o ponto de ebulição do etanol.

2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

2.1. Ponto de Fusão
O ponto de fusão é a temperatura em que um composto passa do estado sólido, onde existe uma ordenação regular e simétrica de suas particulas, para o estado líquidoque é uma arrumação menos ordenada dessas moléculas, como pode ser observado na figura 1. Isso acontece porque a essa temperatura, as ações das forças que são responsáveis por deixar essas molécula nessa posição regular se rompem (BOYD E MORRISON,1992, p.31).
Figura 1 – Fusão de um iônico. As unidades são íons.
Fonte - BOYD EMORRISON,1992, p.31









2.2. Ponto de Ebulição
O pondo de ebulição é a temperatura em que acontece a liberação das moléculas ou pares de íons para o exterior do líquido, nessa temperatura são rompida as forças de coesão que as mantém no estado líquido. Para que este fenômeno aconteça é necessária certa quantidade de energia, fazendo com que a ebulição aconteça (BOYD E MORRISON,1992, p.31).Figura 2 – Arranjo das moléculas do estado líquido para o estado gasoso
Fonte - BOYD E MORRISON,1992, p.31

2.3. Ácido Benzóico
O ácido benzóico é o mais simples dos compostos aromáticos e sua fórmula molecular é C7H6O2. Este é praticamente insolúvel em água, porém apresenta solubilidade em solventes orgânicos e a oxidação parcial dotolueno pelo oxigênio é um dos meios de obtenção desse composto, havendo utilização do cobalto como catalisador. Algumas das utilizações do ácido benzóico esta relacionado à conservação de alimentos, medicamentos, sínteses de corantes e componentes de cremes dentais (INFOESCOLA).







Figura 3 –Fórmula Estrutural do ácido benzoico.
Fonte - Wikipedia




2.4. Alfa-Naftol

1-Naftol ou α-naftol, é um composto orgânico que apresenta fórmula molecular C10H7OH, possui toxicidade e tem a forma de pó negro. Este é parcialmente solúvel em água, porém muito solúvel em álcool metílico, etílico, benzeno, clorofórmio e éter etílico. Em sua armazenagemdeve-se evitar proximidade de oxidantes fortes como hidróxidos alcalinos, halogenetos ácidos e anidridos. Esse composto sofre sublimação e é sensível ao ar (F.I.S.P.Q, 2012, p.3).







Figura 4 – Fórmula Estrutural do alfa-naftol
Fonte – Wikipedia



2.5. Etanol

O álcool etílico ou etanol é um composto orgânico defórmula molecular C2H6O e pode ser utilizado na forma de combustível para motores de explosão e em diversas sínteses orgânicas, além de sua utilização nas indústrias de perfume, indústrias farmacêuticas, e como solvente químico. O etanol é solúvel em água (GARDENQUIMICA).








Figura 5 – Fórnmula estrutural do EtanolFonte – Wikipedia





2.6. Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas. Essas podem ser classificadas como: interações dipolo-induzido, interações dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio.
As interações dipolo-dipolo deixam as moléculas mais agregadas do que as moléculas classificadas como dipolo-induzido, ainda dentro dasinterações dipolo-dipolo, pode-se destacar as ligações de hidrogênio, onde o hidrogênio está ligado a dois átomos muito eletronegativos.
Essas forças representam um dos fatores que refletem nas propriedades físicas das moléculas, como exemplo o ponto de fusão e ponto de ebulição (BOYD E MORRISON,1992,p.33).
Um exemplo da ação dessas forças pode se notar a elevada temperatura dos pontos de fusão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação de pontos de fusão e ebulição
  • Determinação dos pontos de ebulição e fusão.
  • Determinação Ponto de Fusão e Ebulição
  • Determinação dos pontos de ebulição e fusão.
  • Determinaçao de fusao, densidade e ponto de ebulição
  • Ponto de ebulição e ponto de fusão
  • Determinação de sólidos e líquidos, pontos de fusão e ebulição
  • Determinação do ponto de fusão e de ebulição da parafina e do n

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!