Determinação do ponto de fluidez, ponto de entupimento e parâmetros reológicos do biodiesel b100 originado do sebo bovino.

1165 palavras 5 páginas
Determinação do ponto de fluidez, ponto de entupimento e parâmetros reológicos do biodiesel B100 originado do sebo bovino.

Cinthya Petrucia Gomes de Lira (DEQ/UFPE, cinthya.lira@ufpe.br), Rafaela de Albuquerque Amaral (CCT/UNICAP, rafinha_albuquerque89@hotmail.com), Amanda dos Santos Galindo (DEQ/UFPE, amanda.galindo@ufpe.br), Andréa Selene Embirassú Xavier Stragevitch (DEQ/UFPE, andrea.xavier@ufpe.br)
.

Palavras Chave: sebo bovino, reologia, ponto de entupimento, ponto de fluidez.

1 - Introdução O sebo bovino é uma excelente matéria-prima para a produção de biodiesel, caracterizando-se como um forte aliado para a redução da dependência de energia com origem a partir de fontes não renováveis. Apesar de apresentar inúmeras vantagens, o uso do biodiesel de sebo de boi apresenta problemas quanto às propriedades de fluidez a baixas temperaturas. Quando submetido à baixa temperatura, o biodiesel tende a solidificar-se levando ao entupimento ou restrição do fluxo do combustível dentro das tubulações e dos filtros, ocasionando problemas na partida do motor. Para analisar o comportamento do biodiesel de sebo bovino quando submetido a baixas temperaturas, foram elaborados três ensaios de laboratório: o ponto de fluidez (temperatura em que o combustível perde sua fluidez quando submetido a resfriamento sob determinadas condições de teste), o ponto de entupimento (temperatura em que o combustível perde a filtrabilidade quando resfriado) e com a ajuda de um reômetro foi feito um estudo dos parâmetros reológicos do biodiesel de sebo bovino1.

2 - Material e Métodos
2.1 Procedimento para a realização do Ponto de Fluidez.

Para a determinação do ponto de fluidez da amostra de biodiesel 163P5 da BERTIN foi utilizado o Cloud and Pour Point Bath – Floor Model, Marca Koehler, K46300 K46395 K46396. Um dos métodos mais utilizados para a avaliação desta característica é o ASTM D 972. Consiste no resfriamento controlado da amostra, após um aquecimento

Relacionados