Determinação do nível de proteínas totais no plasma

Páginas: 4 (933 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2014
OBJETIVO
Recolher amostras de sangue de colegas e determinar a quantidade de proteínas totais no plasma através do método espectrofotométrico empregando biureto.
INTRODUÇÃO
No método do biuretopara medida das proteínas totais no plasma, é usada a espectrofotometria.
O conjunto das absorbâncias dos vários comprimentos de onda para um composto chama-se espectro de absorção e varia desubstância para substância, a espectrofotometria permite-nos, por exemplo, identificar substâncias com base no seu espectro como também quantificá-las, uma vez que a quantidade de luz absorvida estárelacionada com a concentração da substância. Existe então princípios de absorção da luz:
A absorção da luz é tanto maior quanto mais concentrada for a solução por ela atravessada;
A absorção da luz é tantomaior quanto maior for a distância percorrida pelo feixe luminoso através das amostras;
 A absorvência da luz a cada comprimento de onda é diretamente proporcional à concentração da solução contida nacubeta. Esta linearidade deixa de ocorrer com concentrações muito elevadas da substância, podendo nestes casos diluir previamente a amostra a ser medida.
Com alguma frequência é necessárioquantificar substâncias em misturas complexas, ou que não absorvem significativamente a luz a nenhum comprimento de onda. Nestes casos utilizam-se os chamados métodos colorimétricos, o composto a serquantificado é posto em contato com um reagente específico, de modo a desenvolver uma cor cuja intensidade é diretamente proporcional à concentração da substância na mistura original. Por exemplo, paraquantificar proteínas numa solução pura pode medir-se a absorbância a 280µm, sendo esta proporcional à concentração de proteína. Mas se quisermos saber a concentração de proteína num extrato impuro, estemétodo já não pode ser utilizado, porque outras substâncias, como por exemplo, os ácidos nucléicos, também absorvem a este comprimento de onda. Neste caso, podemos utilizar, por exemplo, o reagente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação de Proteínas Totais
  • PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DE URÉIA E PROTEÍNAS TOTAIS
  • Dosagem de proteínas totais, Albumina e Globulina no plasma sanguíneo
  • Proteínas totais
  • proteinas totais
  • Proteinas totais
  • Proteinas Totais
  • Determinação de proteína

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!