Determinação de Hg total em peixes de tanques criatórios Tambaqui (Colossomas macropomum) do Igarapé Gelado (Parauapebas-PA) e áreas controles.

Páginas: 15 (3633 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA
INSTITUTO DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL (ISPA)
CURSO DE ZOOTECNIA
ALLAN MIRANDA JUNIOR
ANDRÉA VIANA DA CRUZ
JOYCE MONTEIRO DA SILVA
PAMELLA MAYARA MODESTO DE JESUS
VINICIUS COSTA GOMES DE CASTRO







Determinação de Hg total em peixes de tanques criatórios Tambaqui (Colossomas macropomum) do Igarapé Gelado(Parauapebas-PA) e áreas controles.







BELÉM
JULHO/2014

Resumo
Foi selecionada uma espécie comestível e de alto valor comercial: Tambaqui (Colossoma macropomum), Visando estudar a avaliação de bioacumulação de mercúrio em de peixes de lagos criatórios da Área de Preservação Ambiental do Igarapé Gelado no Município de Parauapebas-PA. Sendo 7 amostras e 3 repetições,incluindo 3 amostras e 3 repetições dos peixes tipo controle. Após identificação da espécie, foi feita a análise do metal através do DMA-80 (Direct Mercury Analyze), equipamento este que permite uma análise direta sem meio líquido, permitido uma coleta de dados completa de Hg (mercúrio) de filé de peixe das amostras analisadas, a concentração média de mercúrio total (Hg total µg/g) foi de 0,158 ± 0,01 (X± D.P). De acordo com a presente pesquisa, é importante tornar conhecido os níveis de concentração de Hg para a sociedade cientifica e para a população.
Palavras-chave: contaminação, intoxicação, espécie comestível, questão ambiental.
Introdução
Os peixes fazem parte da alimentação da população amazônica, normalmente consumidos, podem apresentar elevadas concentrações de mercúrio (Hg). O Hgocupa um lugar de destaque entre os vários metais pesados, associado à contaminação de ambientes aquáticos devido sua alta toxidade. Os dados de intoxicação por mercúrio em humanos relatam que a principal via de intoxicação é traves do consumo de peixe. É conhecido que, no homem, o mercúrio afeta o sistema nervoso central e os rins de forma irreversível. É um elemento comprovadamentecancerígeno, mutagênico e teratogênico (VIEIRA, 2004).
O risco de intoxicação pela ingestão de peixe contaminado depende de alguns fatores, sendo que o teor de Hg, a quantidade ingerida e a frequência de ingestão são determinantes para a acumulação de metilmercúrio no organismo humano (ASTDR, 1989; TSALEV et al., 1985; WHO, 1990). Os níveis de mercúrio diferem de uma espécie de peixe para outra. Isto édevido a fatores como tipo de peixe, tamanho, localização, habitat, dieta e idade. Peixes que são predatórios (comem outros peixes) são grandes e ocupam o topo da cadeia alimentar, e tendem a conter mais mercúrio (AUSTRALIA, 2006)
Ao longo dos últimos 20 anos, anualmente, são despejados na natureza cerca de 100 toneladas de mercúrio utilizados nos garimpos de ouro da Amazônia (AZEVEDO, 2003).Entretanto, outras atividades humanas capazes de liberar o metal foram aumentando, gradualmente, nos últimos anos, como o desmatamento, as queimadas, as barragens e a construção de hidrelétrica. Tais fenômenos podem ter contribuído para a exposição ocupacional e ambiental ao mercúrio na região amazônica (. PINHEIRO et al, 2000).
Visando contribuir para a segurança do consumo humano do pescado naregião, os autores propõem quantificar as concentrações de mercúrio total em amostras de Tambaqui (Colossoma macropomun), coletados da área de Preservação Ambiental Igarapé Gelado localizado no estado do Pará, no município de Parauapebas, com objetivo de avaliar se as concentrações presentes encontram-se dentro dos valores permitidos pela legislação vigente.

Objetivo
Este trabalho teve comoobjetivo analisar o quantitativo de mercúrio total no peixe tambaqui (Colossoma macropomum) oriundos de tanques criatórios, cuja área adjacente se detecta grandes atividade mineradoras. Logo será analisado o teor de mercúrio total em peixes possivelmente contaminados com peixes controles. Definindo assim se esses peixes estão aptos ao consumo humano.
Tambaqui (Colossoma macropomum)
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Patológica do Tambaqui (Colossoma macropomum)
  • UTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO COMO ANESTÉSICO PARA O TAMBAQUI (Colossoma macropomum)
  • Desempenho do tambaqui (colossoma macropomum), e do híbrido tambatinga (c. macropomum ♀ x piaractus brachypomum ♂)...
  • ESTUDO DE METAIS PESADOS (Fe, Mn, Zn, Pb, Cd, Cu, Co, Cr e Hg) NO IGARAPÉ DOS TANQUES, ÁREA URBANA DA CIDADE DE...
  • Chilling of tambaqui (Colossoma macropomum) embryos at different times of storage.
  • Napp/parauapebas-pa
  • Criação de peixes em tanque rede
  • Avaliação da inclusão da levedura (Saccharomyces cerevisiae) como suplemento, em dietas para juvenis de tambaqui...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!