determinação de glicose no mel

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
BROMATOLOGIA – PROFESSORA – HELEN
TERCEIRO PERIODO – VESPERTINO
NUTRIÇÃO – SALA 32







DIEGO FERNANDES BEZERRA

DETERMINAÇÃO DE GLICOSE NO MEL











CAXIAS – MA
2014
DIEGO FERNANDE BEZERRA




DETERMINAÇÃO DE PH E ACIDEZ NOS ÓLEOS



Relatório apresentado a faculdade de ciências e tecnologia do maranhão,referente á disciplina de Bromatologia, para fins avaliativos.













CAXIAS – MA
2014
Resumo
O experimento foi realizado para observamos o teor de glicose no mel de abelha, junto com o mel foi adicionado algumas substâncias como iodo, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico. Por ultimo titulamos a amostra com tiossulfato de sódio ate atingir a coloração branca e assim foipossível realizar o calculo para determinar o teor de glicose no mel.























Introdução
O mel e elaborado pelas abelhas a partir do néctar e outros sucos doces de plantas, adicionando, ademais, substâncias de seu próprio organismo. Essa combinação é modificada no corpo das abelhas sendo posteriormente colocado em favos onde deverá maturar.
A elaboração do melse inicia logo após ser colhido o pólen da flores, do néctar e do orvalho doce na vesícula malífera das abelhas coletoras, a isto segue a elaboração pelas abelhas operárias que recebem o material bruto, e o processo conclui-se com o enchimento dos favos na colmeia. A transformação compreende essencialmente as seguintes etapas: espessamento do néctar, aumento da taxa de açúcar invertido,incorporação das substâncias proteicas das plantas e das abelhas, de ácidos procedentes do corpo do inseto, adição de minerais, vitaminas e substâncias aromáticas dos vegetais e de enzimas das glândulas salivares e da vesícula melífera das abelhas. Os alvéolos dos favos são fechados com uma película de cera quando a taxa de umidade alcança entre 16% e 19%.
O fato mais importante desse processo é aconsiderável perda de água (40% a 70% do peso inicial do néctar) que ocorre em dois estágios: uma evaporação inicial desenvolvida pala própria abelha, a qual diminui o conteúdo de água até 40% ou 50%, e a evaporação final ocorre no favo, onde o produto alcança uma umidade entre 15% a 18%. Dentro dos alvéolos o mel sofre transformações posteriores, dentre elas, destaca-se a inversão do açúcar. Nosestágios iniciais de maturação existe uma considerável bacteriana e essas bactérias podem estar envolvidas em algumas destas transformações.
De acordo com o sistema de extração utilizado podem-se distinguir os seguintes tipos de mel: mel de colmeia, de gotejamento, centrifugado, prensado, espesso e moído.
O mel de colmeia é aquele que existe na colmeias de construção recente. Estas são brancas,fechadas e sem incubação ( colmeias virgens). Esse tipo de mel. Esse tipo de mel é de ótima qualidade. Ás vezes, o mel obtido é escuro, entretanto as colmeias também devem ser fechadas e não apresentar incubação, a idade máxima deve ser de um ano e não apresentar criadouros de insetos.
O mel de gotejamento é aquele que flui espontaneamente das colmeias sem lavar ou fragmentar. A consistência liquidadeste tipo de mel não permite sua colheita.
O mel centrifugado obtém-se por centrifugação das colmeias sem presença de larvas. Este é o principal procedimento de obtenção do mel um ligeiro aquecimento (até 400C) favorece a separação desse mel.
O mel de prensado é obtido a partir da colmeias sem larvas mediante um prensagem hidráulica a frio.
O mel espesso obtém-se a partir da colmeias semlarvas ou sem moer, mediante suave aquecimento e subsequente prensagem.
O mel moído é preparado moendo-se as colmeias junto com as larvas. Esse tipo é somente utilizado como alimento para as abelhas.
O mel pode ser classificado segundo sua finalidade de utilização em mel comestível e mel de confeitaria. O mel comestível é aquele de consumo imediato e deve ser de primeira qualidade, já o mel de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • determinação de glicose ou açucares redutores em glicose no mel
  • DETERMINAÇÃO DE GLICOSE COMERCIAL EM MEL INDUSTRIALIZADO ATRAVÉS DO TESTE DE LUGOL
  • DETERMINAÇÃO DE GLICOSE COMERCIAL NO MEL INDUSTRIALIZADO NO MATO GROSSO ATRAVÉS DO LUGOL.
  • Determinação da glicose
  • Determinação de glicose
  •  BIOMEDICINA
  • Métodos de determinação de qualidade do mel
  • RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DA GLICOSE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!