Determinação de cloretos em água de consumo publico

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2011
Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP)
Engenharia Civil 1º Período

DETERMINAÇÃO DE CLORETOS (Cl) EM ÁGUA DE CONSUMO PÚBLICO

Data: 11/02/201
Professor: Marcio Antonio Camargo

Participantes: Jéssica Lais Barreto Maia
Tamara Sandy Silva
Yasmim Polez Rocha

Introdução

Todas as formas de vida existentes na terra dependem da água. No entanto, a água doce é um prêmio: mais de97% da água do mundo é água do mar, que é indisponível para beber, e para a maioria dos usos agrícolas. Lagos e rios são as principais fontes de água potável, mesmo constituindo em sua totalidade, menos de 0,01% do suprimento de água a maior parte da água doce existente na terra encontra-se no subsolo: metade dessa água está a mais de um quilômetro de profundidade. Os cloretos estão presentes emtodas as águas naturais, em concentrações variáveis. Neste trabalho, determinaremos as concentrações de cloretos em amostra de água de consumo público.
A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que se possa ser ingerida ou utilizada para fins higiênicos, tais como estar isenta de microorganismos patogênicos e, com relação a substâncias orgânicas ou inorgânicas, osteores das mesmas não deverão ser prejudiciais ao ser humano.
O valor do pH da água potável deverá se situar no intervalo de 6,9 a 7,1 e a concentração mínima de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição deverá ser 0,2 mg/l.
A água potável não deverá apresentar nenhuma quantidade de cloro benzenos, cloro fenóis, fenóis e sulfeto de hidrogênio, em teores que lhe confiram odorcaracterístico.
Portanto, após receber o tratamento convencional descrito anteriormente, a água recebe uma maior quantidade de cloro a fim de torná-la potável.
Após o último contato com o solo, passando pela superfície terrestre ou por entre as camadas rochosas, ou então entrando em contato com o ar, a água se torna impura. Isso se dá devido a três fatores principais: solubilidade dos materiaiscontatados, intimidade de contato e tempo de permanência em contato. No caso de impurezas suspensas, os fatores determinantes são: quantidade do material finamente dividido, diâmetro das partículas, peso específico das partículas e velocidade do fluxo de certa quantidade de água.
A quantidade de contaminantes presentes em águas naturais vai depender principalmente das características do solo onde aágua é encontrada e da poluição que esta água sofre. Águas obtidas de regiões calcárias terão alta dureza e alcalinidade, águas de chuvas terão com impurezas apenas gases dissolvidos, águas superficiais (lagos, rios) apresentarão grande quantidade de oxigênio dissolvido e baixa dureza.
Efluentes de mineração e certos processos industriais fazem com que as águas superficiais se tornem muito ácidas,enquanto que alguns dos minerais de superfície da terra (calcário, carbonato de magnésio) podem tornar algumas áreas superficiais bastante alcalinas.
Contaminações de dejetos industriais, óleo e materiais de processo, também são normalmente adicionados à água. Os contaminantes presentes na água podem ser divididos em três grupos principais: sólidos dissolvidos, sólidos em suspensão e gasesdissolvidos, além de outros, que não se encaixem nesta classificação. Os principais contaminantes são:
Sólidos dissolvidos são aqueles que formam uma solução homogênea (solução que apresenta uma única fase – por exemplo: café, chá. Etc. – solução de duas fases, exemplo: água e óleo), não podendo ser removidos por filtração.
Sólidos em suspensão são aqueles que não formam uma solução homogênea, e porisso, podem ser removidos por filtração. Eles são originados por partículas de materiais insolúveis, mecanicamente introduzidos e levados pela água devido à sua ação turbulenta sobre o solo. Geralmente são constituídos por argila, areia, lama, matéria orgânica, sílica coloidal, bactérias e algas. Estes podem ser removidos através de floculação, decantação e filtração.
A água dissolve grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • determinação de cloreto em agua
  • Determinação da quantidade de cloreto em agua
  • Determinação de cloreto em água
  • Determinação de cloretos em água
  • Determinação de Cloreto em água-Método de Mohr
  • Determinação da água de hidratação do cloreto de bário
  • PRÁTICA
  • determinação de cloreto água do mar e iodeto de potassio em xarope

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!