Determinação de cálcio e magnésio no cimento

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Falken Marken Vieira Gonçalves
Guntemberg Pereira Oliveira
Gustavo Dy Castro
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira

DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NO CIMENTO

Palmas
2011

Falken Marken Vieira Gonçalves
Guntemberg Pereira Oliveira
Gustavo Dy Castro
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira

DETERMINAÇÃO DECÁLCIO E MAGNÉSIO NO CIMENTO

Trabalho submetido à disciplina Princípios Experimentais de Química, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.
Prof. M.Sc. Adão Lincon Bezerra Montel.

Palmas
2011

RESUMO

Relatório da aula de Princípios Experimentais de Química, sobre o conteúdo de Determinação de Cálcio e Magnésio noCimento. Foram realizados experimentos para a determinação da quantidade de cálcio de magnésio presentes em uma amostra de cimento. Para o cálculo dessa quantidade foram realizados procedimentos de Titulação de Soluções. Todos os resultados comprovaram a teoria vista em sala de aula

PALAVRAS-CHAVE: Cimento. Titulação. Cálcio. Magnésio. EDTA.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4
1 MATERIAIS E MÉTODOS6
1.1Determinação de Ca2+ e Mg2+6
1.2 Determinação de Ca2+6
2 RESULTADOS7
3 DISCUSSÃO8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS9

INTRODUÇÃO


O cimento na Roma Antiga era uma espécie de pedra natural de rochedos. O produto é o componente básico do concreto, que é hoje o segundo material mais utilizado pelo homem, ficando somente atrás da água. A historia da sua evolução começa antes do século XVIII,mas é em meados de 1830 que o inglês Joseph Aspdin patenteou o processo de fabricação de um ligante que resulta na mistura, calcinada em proporções certas e definidas, de calcário e argila, conhecido mundialmente até hoje. O resultado foi um pó que, por apresentar cor e características semelhantes a uma pedra abundante na ilha de Portland, foi denominado “cimento Portland”. A partir daí, seu uso esua comercialização cresceram de forma gradativa em todo o mundo.
O cimento Portland é um pó fino com propriedades ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecimento, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o Cimento Portland não sei decompõe mais. Este misturado com agua ,areia, pedras resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios,pontes, barragens entre outras.
Existem onze tipos de cimentos no mercado. São eles:
* CP-I (Cimento Portland Comum): é um cimento puro, sem nenhuma modificação, usado em serviços de construção onde não são exigidas propriedades especiais.
* CP-II (Cimento Portland Composto): cimento modificado que pode ser aplicado em todas as fases da construção. Pode ser encontrado com três diferentessubtipos (CP-II – Z, CP-II – E e CP-II – F).
* CP-III (Cimento Portland de Alto-Forno): é o cimento menos poroso e mais durável, portanto resiste melhor em ambientes agressivos. É usado no concreto resistente a esgoto e a chuva ácida.
* CP-IV (Cimento Portland Pozolânico): tem cinza de carvão ou argila queimada e é um Cimento pouco poroso. Seu uso é muito mais vantajoso em obras que ficarãoexpostas à ação de água corrente e em ambientes agressivos.
* CP-V-ARI (Cimento Portland de Alta Resistência Inicial): indicado no preparo de concreto e argamassa e em todas as aplicações que necessitem de resistência inicial elevada e desenforma rápida. Como endurece rápido, pode trincar se a concretagem for feita sob insolação, em dias muitos secos ou com ventos.
* RS (Cimento PortlandResistente a Sulfatos): cimento resistente aos meios agressivos sulfatados, tais como os encontrados nas redes de esgotos domésticos ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
* BC (Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação): designado por siglas e classes de seu tipo, acrescidas de BC. Como por exemplo: CP-III-32 (BC) é o Cimento Portland de Alto-Forno com baixo calor de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação de calcio e magnesio no cimento
  • determinação de calcio e magnesio em calcario
  • Determinação de cálcio, magnésio e dureza de água
  • Determinação do cálcio e magnésio em leites comerciais
  • Determinação de cálcio, magnésio e durezatotal de água
  • Determinação da concentração de cálcio e magnésio em calcário
  • Determinação de cálcio, magnésio e dureza total de água
  • Padronização de metodologia para determinação de cálcio e magnésio em cinzas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!