Determinação de água de hidratação do bacl2 x h2o

Páginas: 9 (2090 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
1 INTRODUÇÃO

Os materiais sólidos podem conter água quimicamente ligada ou água presente como contaminante oriundo da atmosfera ou da solução em que a substância se formou. A questão se complica, do ponto de vista da análise quantitativa, pelo fato do teor de água ser uma quantidade variável, que depende da umidade, da temperatura do ambiente e do seu estado de subdivisão do material. Oteor de água retido por um sólido tende a diminuir com a elevação da temperatura e o decréscimo da umidade atmosférica. A extensão destes efeitos e maior ou menor rapidez com que elas se manifestam diferem consideravelmente conforme a maneira como a água se encontra retida no sólido. Muitos dos compostos que usamos diariamente são sais. Todos conhecem os termos sais de banho, sal de cozinha, sais defruto, etc, O mais conhecido de todos os sais é o chamado “sal de cozinha” cuja fórmula química é NaCl, sendo esse composto designado por sal simples. Alguns sais durante o seu processo de formação, incorporam moléculas de água na sua estrutura cristalina. Estes sais designam-se por sais hidratados e às moléculas de água chama-se água de cristalização. Os cristais hidratados decompõem-se a quentecom libertação de água. Baseado nesta propriedade, é possível calcular o teor de água de cristalização nestes compostos.

2 OBJETIVOS

Esta experiência teve como um dos objetivo a determinação da massa de água existente num sal hidratado e usar esta informação para determinar a fórmula empírica do correspondente sal hidratado.

3 REVISÃO DA LITERATURA

3.1 Sal Hidratado.Um composto hidratado é todo aquele que, na sua constituição, se encontram presentes moléculas de água. Os hidratos mais conhecidos são os sólidos cristalinos que perdem parte das suas estruturas fundamentais ao e remover a água. Contudo, são feitas exceções aos zeólitos, silicatos de alumínio ou os seus análogos sintéticos que contêm água em proporções individuais; os zeólitos perdem ouganham água reversivelmente com uma pequena ou mesmo nenhuma alteração na sua estrutura.
Um número de gases, entre os quais os gases nobres e os hidrocarbonetos simples, formam hidratos cristalinos, denominados clathrate compounds, a temperatura e a pressões relativamente baixas. Os cristais clathrate têm uma estrutura, na qual as moléculas de água formam como que um esqueleto em torno damolécula de gás. Quando se formam sais, a maior parte das vezes, o sal cristalizado fica combinado com moléculas de água, a que se dá o nome de água de cristalização. Quando uma substância hidratada se coloca num vaso fechado isento de vapor de água, decompõe-se, originando a respectiva substância anidra e água, até que a pressão de vapor de água atinja um determinado valor, que é característicode cada substância, para a temperatura da experiência – tensão de vapor da substância. As diferenças nos valores da tensão de vapor do líquido explicam o diferente comportamento que as substâncias apresentam quando "conservadas" ao ar. Se o valor da tensão de vapor da substância for maior do que a pressão parcial de vapor de água no ar, as substâncias perdem água de hidratação (reflorescem).Os cristais hidratados decompõem-se quando são aquecidos com liberação de água. Baseado nesta propriedade, é possível calcular o teor de água de cristalização nestes compostos. O mesmo sal anidro pode cristalizar com diferente número de moléculas de água de cristalização, dependendo das condições em que esta se dá. Para determinar a massa molar dos sais hidratados há que ter em conta que asmoléculas de água fazem parte integrante da sua composição.

3.2 Água de Hidratação ou Cristalização.

Ocorre em vários sólidos, formando os hidratos cristalinos (compostos que contêm água de cristalização). A água está ligada a estes sólidos mediante ligações de coordenação covalentes, que são normalmente mais fracas que as eletrostáticas. Por esta razão a água de cristalização é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação de água de hidratação do bacl2 x h2o
  • Determinação de água do bacl2 x h2o
  • Determinação do grau de hidratação do BaCl2. x H2O
  • Determinação de água de cristalização do bacl2 . x h2o
  • Determinação de Água de Cristalização do BaCl2. X H2O
  • Determinação de água de hidratação do bacl2.x h20
  • Determinação gravimétrica de água em cloreto de bário hidratado (bacl2. h2o)
  • DETERMINAÇÃO DO GRAU DE HIDRATAÇÃO DO BaCl2.XH2O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!