Determinação da velocidade de reação

Páginas: 8 (1929 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
1.0 - Introdu￧ ̄o
Os principais fatores que alteram a velocidade de uma rea￧ ̄o s ̄o: o estado f■sico dos reagentes, as concentra￧￵es dos reagentes, a temperatura na qual a rea￧ ̄o ocorre, e a presen￧a de um catalisador.
Em rela￧ ̄o ao estado f■sico dos reagentes, eles devem entrar em contato para que reajam, e quando mais rapidamente as mol←culas se chocam mais rapidamente elas reagem. A maioriadas rea￧￵es consideradas ← homog↑nea, quando a fase dos reagentes ← diferente a rea￧ ̄o esta limitada a £rea de contato. Portanto as rea￧￵es que envolvem s￳lidos tendem a prosseguir mais rapidamente se a £rea superficial do s￳lido for aumentada.
A maioria das rea￧￵es qu■micas prossegue mais rapidamente se a concentra￧ ̄o de um ou mais reagentes for aumentada. A medida que a concentra￧ ̄o aumenta afrequ↑ncia com que as mol←culas se chocam tamb←m o faz, levando a um aumento das velocidades.
As velocidades de rea￧￵es qu■micas aumentam conforme a temperatura aumenta, ← por isso que refrigeramos alimentos perec■veis como o leite; as rea￧￵es das bact←rias que levam o leite a estragar ocorrem mais rapidamente a temperatura ambiente do que a temperatura mais baixa da geladeira. O aumento datemperatura faz aumentar as energias cin←ticas das mol←culas, aumento assim os choques entre elas e a velocidade de rea￧ ̄o.
Os catalisadores s ̄o agentes que aumentam a velocidade de rea￧ ̄o sem serem utilizados. Eles afetam os tipos de colis￵es (o mecanismo) que levam ¢ rea￧ ̄o. Os catalisadores tem papel crucial em nossas vidas. A fisiologia da maioria dos seres vivos depende de enzimas, as mol←culasde prote■nas que atuam como catalisadores aumentando as velocidades de determinadas rea￧￵es bioqu■micas.

1.1 - Objetivo Geral
Verificar a influencia da concentra￧ ̄o dos reagentes, temperatura e catalisador na velocidade de uma rea￧ ̄o qu■mica de oxida￧ ̄o-redu￧ ̄o.

1.1.1 - Objetivo Especifico
Analisar os fatores que alteram a velocidade de rea￧ ̄o do ■on permanganato (MnO4-), em meio£cido, com o ■on oxalato (C2O4 -2).

2.0 - Procedimento
Para verificarmos a influencia da concentra￧ ̄o dos reagentes na velocidade de uma rea￧ ̄o qu■mica de oxida￧ ̄o-redu￧ ̄o, foi necess£rio adicionar 4.00mL de solu￧ ̄o 0.04 mol/L de permanganato de pot£ssio (KMnO4) a um erlenmeyer de 250.0mL, com o auxilio de uma pipeta graduada e em seguida, numerou-se o erlenmeyer com o nmero 1.
A outroerlenmeyer de 250.0mL foi adicionado, com o auxilio de uma pipeta graduada, 10.0mL de solu￧ ̄o 2.5 mol/L de £cido sulfrico (H2SO4) e tamb←m 5.00mL de solu￧ ̄o 0,50 mol/L de £cido ox£lico (H2C2O4). Transferiu-se logo ap￳sessa mistura para o erlenmeyer numerado com 1, que continha a solu￧ ̄o de permanganato de pot£ssio, agitou-se e foi deixado em repouso. No exato momento em que a mistura entrou em contato como permanganato de pot£ssio do erlenmeyer1, um cronometro foi acionado e foi marcado at← o instante em que a mistura se tornou incolor.
O procedimento foi repetido mais quatro vezes para os erlenmeyers 2, 3, 4 e 5 adicionando certo volume de £gua ( verificando-se o volume a ser adicionado na tabela 3.1 ) ao erlenmeyer que continha permanganato de pot£ssio antes de se transferir a mistura de£cido sulfrico e £cido ox£lico. O erlenmeyer numerado com 4 foi reservado para experimentos que seriam realizados logo ap￳s.
Calculou-se a concentra￧ ̄o, em mol/L, do ■on permanganato (MnO4-) nos erlenmeyers, a velocidade m←dia de rea￧ ̄o para cada erlenmeyer e a velocidade m←dia para a rea￧ ̄o em um dado intervalo de tempo.
Para verificarmos a influencia da temperatura na velocidade de uma rea￧ ̄oqu■mica de oxida￧ ̄o-redu￧ ̄o, determinou-se, com o auxilio de um term￴metro, a temperatura da mistura contida no erlenmeyer4 e anotado o seu valor. Em seguida adicionou-se a um erlenmeyer de 250.0mL, 4.00mL de solu￧ ̄o de 0.04mol/L de permanganato de pot£ssio e numerado esse erlenmeyer como sendo o 2. Foi adicionado a outro erlenmeyer de 250.0mL, com o auxilio de uma pipeta graduada, 10mL de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE REAÇÃO
  • Determinação da Lei da Velocidade da Reação
  • Determinação da constante de velocidade de reação por condutivimetro
  • DETERMINAÇÃO DA LEI DE VELOCIDADE DE REAÇÃO QUÍMICA IÔNICA.
  • Determinação da lei da velocidade de reação química iônica
  • Velocidade de reação
  • Velocidade da reação.
  • VELOCIDADE DA REAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!