DETERMINAÇÃO DA TENSÃO SUPERFICIAL

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2014

AEDB - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA.

RELATÓRIO DOS EXPERIMENTOS PRÁTICOS
NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA.


ROTEIRO 06 - DETERMINAÇÃO DA TENSÃO SUPERFICIAL
1º ANO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA






Resende, 21 de Maio de 2014









Jefferson Pereira Miranda - 21470018
Leonardo Spósito Lavinas- 21475126
Vanessa De Souza Soares Diniz – 21477146


RELATÓRIO DE QUÍMICA.
DETERMINAÇÃO DA TENSÃO SUPERFICIAL




Relatório de Química – Laboratório de Química da Disciplina de Química geral e experimental do Curso de Engenharia Elétrico-Eletrônico da Associação Educacional Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende.




Professor: Rodrigo
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................................................................................................. 01

2. OBJETIVOS GERAIS....................................................................................... 03

3. MATERIAL UTILIZADO................................................................................... 03

4. PROCEDIMENTOEXPERIMENTAL............................................................... 04

5. CONCLUSÃO.................................................................................................. 06

6. BIBLIOGRAFIA................................................................................................ 06










1. INTRODUÇÃO


Muitas mudanças ocorrem na superfície dos líquidos e sólidos, pois é onde ocorrem à vaporização e acondensação, porém pouco se percebe os eventos que ali ocorrem. Entretanto, a superfície de um líquido tem propriedades interessantes por si mesmas, incluindo a tensão superficial, e ver-se-á como a forma de uma superfície afeta o comportamento de um líquido. Essas propriedades são modificadas se um soluto está presente, particularmente, e se o mesmo é um agente ativo na superfície.
Ao se aplicar umaforça normal à superfície do líquido, este tende a aumentar de área, porém, têm-se a impressão de que a superfície do líquido é constituída de uma membrana a qual impede este aumento de área. O efeito desta "membrana" é conseqüência direta das forças de atração para o interior do líquido, chamadas forças de Van Der Waals, e que são sentidas pelas moléculas da superfície. A esta força que se opõeao aumento da área do líquido foi dado o nome de tensão superficial. Assim, quanto maiores a força de coesão entre as moléculas de um líquido, maior será a sua tensão superficial.
Líquidos tendem a adotar formas que minimizam sua área superficial, pois então um maior número de moléculas encontra-se em seu volume e dessa forma permanecem cercadas por outras moléculas. Gotas de líquidos, portanto,tendem a ser esféricas, porque uma esfera é a forma com a menor razão superfície/volume. Entretanto, pode haver outras forças presentes que competem contra a tendência de assumir essa forma ideal e, em particular, a gravidade pode achatar essas esferas em poças ou oceanos.
São diversos os métodos que podem ser empregados para a determinação da tensão superficial e estes são classificados emestáticos, dinâmicos e de desprendimento (ou separação). Dentre os métodos estáticos destacam-se o da ascensão capilar, o da placa de Wilhelmy e do anel de DuNoüy. Enquanto os dois últimos necessitam de equipamentos específicos, nem sempre disponíveis em cursos de graduação, o primeiro apresenta, em geral, erros experimentais bastante elevados, acima de 20%. Isto se deve ao fato deste método, descritopor alguns autores como o mais preciso, poder ser utilizado somente quando o ângulo de contato, formado pelo menisco e a parede do tubo, for zero, como no caso dos capilares. Entretanto, este diâmetro deve ser uniforme ao longo do tubo, restrição dificilmente atendida pelos capilares disponíveis comercialmente e com preços acessíveis. O método dinâmico da oscilação permite a determinação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação de tensão superficial em liquidos
  • Determinação da tensão superficial
  • Tensão superficial
  • Tensão Superficial
  • Tensão superficial
  • Tensão superficial
  • Tensão superficial
  • Tensao superficial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!