Determinação da potência e capacidade aeróbia em jogadores de futebol: implicações práticas para o treinamento

Páginas: 10 (2390 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
DETERMINAÇÃO DA POTÊNCIA E CAPACIDADE AERÓBIA EM JOGADORES DE FUTEBOL: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS PARA O TREINAMENTO


Marcelo Figueiró Baldi (UFSC); Leandro Teixeira Floriano (UFSC); Paulo César do Nascimento (UFSC); Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo (UFSC).
marcelo_baldi@hotmail.com


RESUMO
Objetivo: determinar a capacidade e potência aeróbia em jogadores universitários de futebol. Métodos:Vinte e seis jogadores universitários de futebol (idade: 22,5 ± 3,6 anos; estatura: 177,5 ± 6,3 cm; massa corporal: 72 ± 8,3 kg; %G: 10,8 ± 2,0%) foram submetidos à antropometria e teste incremental máximo em esteira rolante para a identificação das variáveis de potência aeróbia: a) consumo máximo de oxigênio (VO2max), b) menor velocidade associada ao VO2max (vVO2max), e c) frequência cardíacamáxima (FCmax); e capacidade aeróbia: d) velocidade associada ao limiar de acúmulo de lactato sanguíneo (vOBLA), e) consumo de oxigênio na vOBLA (VO2vOBLA) e f) frequência cardíaca na vOBLA (FCOBLA). Para a apresentação dos resultados, foi empregada a análise descritiva (média, desvio-padrão). Resultados: os valores médios de potência e capacidade aeróbia encontrados são semelhantes aos estudosavaliando jogadores amadores e/ou universitários e inferiores aos encontrados em atletas profissionais e de elite. Conclusão: Os dados encontrados servem como parâmetros práticos para a prescrição, monitoramento e avaliação dos efeitos do treinamento.

Palavras chave: Potência aeróbia. Capacidade aeróbia. Futebol.


INTRODUÇÃO

Diversos estudos têm sugerido que uma elevada aptidão aeróbia(potência e capacidade aeróbia) é um pré-requisito para o sucesso competitivo (TOMLIN; WENGER, 2001; RAMPININI et al., 2007; MECKEL et al., 2009), e que a performance aeróbia entre as equipes internacionais de elite tem aumentado (WISLOFF, 1998; CASAJÚS, 2001; STOLEN et al, 2005). De forma geral, a base empírica para esta afirmação está na constatação da relação entre a aptidão aeróbia e a distânciatotal percorrida durante uma partida (STOLEN et al., 2005). Em outras palavras, o aprimoramento da aptidão aeróbia contribui para retardar a fadiga e aperfeiçoar o desempenho de jogadores de futebol.
Neste sentido, tanto índices fisiológicos de potência aeróbia e capacidade aeróbia tem sido utilizados como parâmetros para o treinamento de jogadores de futebol (CASAJÚS, 2001; HELGERUD et al.,2001; STOLEN et al., 2005; RAMPININI, 2007). A utilidade destes indicadores deve-se a maior precisão em torno da delimitação dos domínios fisiológicos, visto que, os ajustes metabólicos e cardiorespiratórios são diferentes dependendo da intensidade de esforço (DENADAI, 1999). Consequentemente, gerando adaptações fisiológicas diferentes ao treinamento.
Por fim, entende-se que é importantedeterminar a potência e a capacidade aeróbia em jogadores universitários de futebol, pois, a partir da identificação destas variáveis fisiológicas os técnicos, preparados físicos, e cientistas do exercício poderão, com maior precisão, prescrever, avaliar e monitorar os efeitos do treinamento.
Assim, o objetivo do presente estudo foi de determinar a potência e capacidade aeróbia em jogadoresuniversitários de futebol.


MÉTODOS

Sujeitos

Participaram do estudo 26 jogadores universitários de futebol (idade: 22,5 ± 3,6 anos; estatura: 177,5 ± 6,3 cm; massa corporal: 72 ± 8,3 kg; %G: 10,8 ± 2,03%) com 6,9 ± 3,9 anos de experiência em treinamento estruturado/sistematizado da modalidade (os goleiros foram excluídos da amostra). Os atletas treinavam quatro vezes por semana e emdias diferentes (segundas, terças, quartas e sextas-feiras) com duração, aproximada, de 90 a 120 minutos.



Procedimentos para a coleta de dados


Os sujeitos foram convidados a participar do estudo e esclarecidos sobre os procedimentos, riscos e benefícios da sua participação. As avaliações foram realizadas após 3 semanas de pré-temporada. Antes da realização de cada teste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A avaliação da capacidade aeróbia em jogadores de futebol de campo
  • A avaliação da capacidade aeróbia em jogadores de futebol de campo de alto nível
  • Potência anaeróbica como capacidade determinante no Futebol
  • jogador de futebol
  • Jogador de Futebol
  • JOGADOR DE FUTEBOL
  • apostila de capacidade aeróbia
  • Representação social do jogador de futebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!