Determinação da porosidade total do solo

Páginas: 5 (1184 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
DETERMINAR A POROSIDADE TOTAL DO SOLO
Porosidade total é o volume de poros totais do solo ocupado pelo ar e ou pela água. As partículas do solo têm forma, arranjo e estrutura diferentes, variando, assim, a macro e microporosidade do solo. Para calcular a porosidade total do solo, utilizam-se certas medidas de densidade, transformando-as posteriormente em volume.
DENSIDADE REAL
Densidade Real(Dr) ou Massa Específica Real (S), também conhecida como densidade de partículas, é a relação entre a massa de determinada amostra de solo e o volume ocupado pelas partículas do solo. Considera-se o volume do solo ocupado efetivamente pelas partículas, sem levar em conta o espaço poroso.
Os resultados da densidade de partícula são, geralmente, expressos em gramas por centímetro cúbico, e variam,em média, entre os limites de 2,3 a 2,9 g/cm3. Apesar de existir esta faixa de variação, a maioria dos valores varia de 2,60 a 2,75 g/cm3. Isto ocorre porque as densidades dos principais componentes minerais dos solos (quartzo, feldspatos e argilas silicatadas) estão próximas destes valores.
A densidade de partícula é, portanto, uma característica que varia com a composição das partículas, nãosendo afetada por variação no seu tamanho. Num solo que apresente quantidades elevadas de minerais mais pesados, como magnetita, por exemplo, a densidade de partículas também se elevará. Da mesma forma, num solo que apresente elevado teor de matéria orgânica, terá uma densidade de partícula mais baixa. A matéria orgânica é um constituinte do solo que exerce grande influência na densidade departícula, dotando os horizontes superficiais de densidades de partículas mais baixas que os horizontes subjacentes.
1. Método do Balão Volumétrico
12
20 g de solo
Vb = 50 mL
1. Utiliza-se uma bureta com álcool etílico;
2. Coloque 20 g de solo (M – massa de solo) em um balão volumétrico de capacidade 50 mL (Vb – volume do balão);
3. Complete o volume com álcool etílico, anote o volume gasto na bureta(VL);
4. Por diferença calcule o volume ocupado pela amostra de solo (Vs)
Vs = Vb - VL
Vs = 50 - Vl
Vs = X mL = X cm3
então:
S = Dr = M/Vs (g/cm3)
O líquido mais empregado nesta determinação é o álcool, devido ao seu elevado poder de penetração. Ele deve penetrar todos os poros, envolvendo todas as partículas, inclusive dentro dos microagregados do solo. A massa de solo não varia com otempo.
DENSIDADE APARENTE
13
Densidade Aparente (Dap) ou Massa Específica Aparente (S’), também conhecida como densidade do solo, é a relação entre a massa de uma amostra de solo seco a 110oC e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros. Ou seja, é a massa de uma unidade de volume de solo seco. Seus resultados são expressos, em geral, em gramas por centímetro cúbico, podendo variarmuito de solo para solo e, num mesmo solo, de horizonte para horizonte. São diversos os fatores que afetam a densidade aparente, destacando-se a estruturação e o teor de matéria orgânica. Quando um solo, por manejo incorreto, por exemplo, tende a perder sua estrutura e a compactar-se, os valores de sua densidade aparente irão aumentar. Quando o teor de matéria orgânica do solo eleva-se, adensidade aparente tende a diminuir.
O conhecimento da densidade aparente do solo permite importantes relações com diversas características do solo. Propriedades como drenagem, porosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade, arejamento e capacidade de retenção de água, podem ser avaliadas a partir da densidade aparente do solo.
Existem diversos métodos de determinação da densidade aparente, quasetodos baseados na obtenção de dois valores: a massa de uma determinada amostra de solo e o volume ocupado pela amostra, incluindo sólidos e poros. Como a massa é facilmente determinada em balança, a obtenção do volume é que diferencia os métodos.
2. Método do Torrão
Para tal, é utilizado um torrão de 4 a 7 cm de diâmetro sem danificar sua estrutura.
1. Deixar o torrão secar ao ar e pese-o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Porosidade Do Solo
  • porosidade do solo
  • Determinação de porosidade
  • DENSIDADE APARENTE E POROSIDADE DO SOLO
  • Determinação de alcalinidade total
  • Determinação da acidez total em vinagre
  • DETERMINAÇÃO DE SÓLIDOS TOTAIS
  • Determinação da acidez total em vinhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!