DETERMINAÇÃO DA ORDEM DE UMA REAÇÃO QUÍMICA PELOMÉTODO DAS CONCENTRAÇÕES EM EXCESSO.

Páginas: 8 (1790 palavras) Publicado: 26 de junho de 2013

UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO
FACULDADE DE CIÊNCIAS

PRÁTICA II

DETERMINAÇÃO DA ORDEM DE UMA REAÇÃO QUÍMICA PELOMÉTODO DAS CONCENTRAÇÕES EM EXCESSO.






Grupo 1

1- Emanuel Simão António Viluka
2- Euclídia Filomena Figueredo Conceição
3- Vicente Soares Kaparakata

Docente:
Dr. Nanizey André

OBJETIVO.

Esta prática tem como objectivo a determinação,de forma experimental, da ordem de uma reacção química pelo método das concentraçoes em excesso, também conhecido como Método de Isolamento de Ostwald.













































INTRODUÇÃO

A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. Ela pode serdefinida como sendo a variação da concentração de um dos componentes que toma parte na reação em função do tempo.
Assim, para uma reação do tipo:

aA + bB + … → mM + nN + …

a velocidade da reação é dada por:

v = = k[A]α[B]β

Onde Y é A ou B e k é a constante de velocidade da reação (ou velocidade específica). O sinal negativo indica que a concentração do reagente diminui em função dotempo.
Outra determinação importante no estudo da cinética de uma reação química é a da ordem da reação. Logo convém recordar, nos casos mais simples, o que se entende por ordem da reação. O termo ordem vem da matemática onde é utilizado na classificação das equações diferenciais.
As leis de velocidade são equações diferenciais. Em cinética química, tais equações são classificadas de acordocom a ordem da reação.
A ordem de uma reação é definida como sendo a soma das potências dos termos de concentração que aparecem na equação de velocidade da reação química. É normalmente, um número inteiro pequeno, podendo em casos especiais, ser zero ou fracionário. É importante ressaltar, que a ordem de reação é uma grandeza que normalmente é obtida a partir de dados experimentais, em grandeparte das vezes sem o conhecimento real do mecanismo da reação.
Assim, de acordo com a equação acima, os expoentes α e β, ... não podem ser preditos teoricamente e são estabelecidos pela observação da dependência da velocidade em relação à concentração.
A ordem em relação a A é α, com relação a B é β, etc. Quando a soma dos expoentes é 1, a reação é denominada de primeira ordem; quando é 2,de segunda ordem, etc.

Existem vários métodos para determinar a ordem de uma reação química. Sendo assim, realizamos esta experiência para se determinar a ordem de uma reação química utilizando o método das concentrações em excesso. Esse método consiste em utilizar em excesso todos os reagentes, exceto um. Deste modo, as concentrações dos reagentes em excesso podem ser consideradasconstantes.
Por exemplo, a equação cinética de Maucourt-Fissen.

H2O2 + 2I־ + 2H+ → 2H2O + I2

É dada por:

= k.[H2O2]α

Utiliza-se esta equação quando a reação é realizada em meio ácido com a concentração de iodeto muito superior à concentração de peróxido de hidrogênio. Desse modo se a reação for de ordem zero em relação ao H2O2, existirá uma relação linear entre [H2O2] e o tempo, se forde primeira ordem existirá uma relação linear entre ln [H2O2] e o tempo e, se for de segunda ordem, o tempo será proporcional a 1/[ H2O2].

A velocidade desta reação é mensurável à temperatura ambiente e pode ser seguida pela adição de pequenas quantidades de iões tiossulfato de concentração conhecida. O iodo (I2) produzido pela reação é rapidamente reduzido de volta para iodeto (I־) pelosiões tiossulfato (S2O32-).

2S2O32- + I2 → 2I־ + S4O62-

Isto continua até que todo o tiossulfato tenha sido convertido em tetrationato (S4O62-), depois do que o iodo livre formado fica em solução.
A cor do iodo é aumentada pela adição de solução de amido. Sendo assim, o intervalo de tempo entre o início da reação e a mudança de cor da solução é uma medida da velocidade da reação....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método das concentrações em excesso: determinação da ordem da reação
  • Determinação da ordem de reação
  • Determinação de ordem de reação
  • Relatório de química
  • Determinaçao da ordem de reação do relogio de formaldeído
  • Cinética química
  • Relatório química experimental ordem de reação
  • DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS CINÉTICOS DE UMA REAÇÃO QUÍMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!