Determinação da Massa Molecular do Magnésio

Páginas: 7 (1714 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ANA CAROLINA DE ASSIS REIS
GUSTAVO BEIRIGO QUEIROZ
HORTÊNSIA PIO OLIVEIRA SILVA
JANAÍNA CRISTINA DA SILVA BARBOSA
RODRIGO DE RESENDE
VIVIANE APARECIDA DA SILVA






FÍSICO-QUÍMICA








RELATÓRIO 03
DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLECULAR DO MAGNÉSIO

















UBERABA - MG
2013
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ANA CAROLINA DE ASSISREIS
GUSTAVO BEIRIGO QUEIROZ
HORTÊNSIA PIO OLIVEIRA SILVA
JANAÍNA CRISTINA DA SILVA BARBOSA
RODRIGO DE RESENDE
VIVIANE APARECIDA DA SILVA






FÍSICO-QUÍMICA








RELATÓRIO 03
DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLECULAR DO MAGNÉSIO







Relatório apresentado ao componente curricular Físico-Química do curso de Engenharia Química da Universidade de Uberaba.
Orientador: Prof.Dr. Nelson Diniz Velasco






UBERABA - MG
2013
1. INTRODUÇÃO

Amadeo Avogadro propôs, em 1811, que sob condições de temperatura e pressão constantes, volumes iguais de gases contêm números iguais de moléculas, que ficou conhecido como princípio de Avogadro. Uma vez que números iguais de moléculas significam igual quantidade de matéria, a quantidade de matéria n, de qualquer gás, estárelacionada diretamente com o seu volume. A partir do princípio de Avogadro, espera-se que 1 mol de qualquer gás ocupe o mesmo volume a uma dada temperatura e pressão. A combinação das relações de volume, pressão e temperatura que um gás ideal obedece (leis de Boyle, Charles e Avogadro) resulta na expressão matemática conhecida como equação de estado dos gases ideais (ATKINS, 2006):
PV = nRTAproximando-se as condições de temperatura e pressão de modo que permitam tratar um gás como ideal, pode-se através das medidas de temperatura, pressão e volume determinar a quantidade de gás, aplicando a equação de estado do gás ideal. Assim, se numa reação um dos produtos é um gás, com comportamento de gás ideal, tem-se como determinar a quantidade de gás produzido. Conhecendo a estequiometria dareação pode-se determinar a quantidade das outras substâncias que participaram da reação (CÉSAR, 2006).
Neste experimento, o metal reage com ácido clorídrico para produzir hidrogênio gasoso. O processo pode também ser classificado como uma reação de oxirredução: o metal é oxidado a um íon carregado positivamente, e o H+ é reduzido a H2. O volume de hidrogênio gasoso produzido na reação serámedido quando da adição de uma massa conhecida do metal a um excesso de HCl.Objetivou-se determinar a massa molar de metais que reagem com ácido clorídrico aplicando os conhecimentos de estequiometria de reações químicas, bem como trabalhar com a lei de Dalton das pressões parciais e a equação de estado do gás ideal.








2. OBJETIVOS

Determinar a massa molar de Magnésio reagindo ácidoclorídrico, ocorrendo a oxido-reduçao do metal, aplicando os conhecimentos de estequiometria, bem como trabalhar com as leis de Boyle, Charles e Avogadro. Logo com pressões parciais e a equação de estado do gás ideal.

3. MATERIAIS

Para a realização do experimento foram utilizados: balança analítica, barômetro, termômetro, tesoura, 1 béquer de 50 mL, 1 béquer de 1 L, 1 proveta de 50 mL, 1bureta de 50 mL, aproximadamente 10 cm de fio de cobre e uma rolha de borracha dotada de orifício central.Empregaram-se como reagentes fita de magnésio, barra de zinco, solução de 6 mol/L.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Lixaram-se dois pedaços de fita de magnésio (+/- 1,5 cm) e mediu-se a massa de cada um com o auxílio de uma balança analítica. A massa deveria estar dentro do intervalo de 20,0a 30,0 mg.
Com um fio de cobre enrolou-se uma das amostras de maneira que não escapasse durante o experimento e não impedisse o contato do magnésio com o ácido. Fixou-se o restante do fio a uma rolha de borracha com o furo, seguindo as instruções do professor.
Preencheu-se uma proveta de 50 mL com solução de HCl 6 mol/L até completar 50 mL. Adicionou-se água destilada lentamente à proveta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO MAGNÉSIO
  • Determinação da massa molar do magnésio
  • Determinação da Massa Atômica do Magnésio
  • Determinação da massa molar do magnésio
  • Determinação da massa molar do magnésio
  • Determinação da Massa Molar do Magnésio
  • Determinação da massa molecular de um gás
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!