DETERMINAÇÃO DA DUREZA EM AMOSTRAS DE ÁGUA

Páginas: 7 (1718 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014

Centro de Ciências biológicas e da saúde
Bacharelado em Farmácia




DETERMINAÇÃO DA DUREZA EM AMOSTRAS DE ÁGUA

Relatório requisitado pelo Prof° Dr. Adolfo Henrique Müller para obtenção da nota parcial da disciplina Química Analítica II. Turma: FR3

Equipe: Aline de Morais Gomes
Angélica dos Santos
Ludmilla Cordeiro
Régen Kelly Pamplona
JamyllyMira






Belém, 2012
PA
1- Determinação da dureza em amostras de água
2- Introdução
DUREZA DE ÁGUA
Dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de íons de determinados minerais dissolvidos nesta substância. É predominantemente causada pela presença de sais de Cálcio e Magnésio, de modo que os principais íons levados em consideração na medição são os de Cálcio (Ca+2)e Magnésio (Mg+2). Eventualmente também o Zinco, Estrôncio, Ferro ou Alumínio podem ser levados em conta na aferição da dureza.
A dureza da água é composta de duas partes, a dureza temporária e a dureza permanente. A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos esulfatos, que não são susceptíveis à fervura. À somatória da dureza temporária e permanente dá-se o nome de "Dureza Geral" (ou total) da água.
A dureza da água é medida geralmente com base na quantidade de Partes por milhão de Carbonato de Cálcio CaCO3, também representada como mg/L de Cálcio CaCO3. Quanto maior a quantidade de "ppm", mais dura será considerada a água. Os métodos para determinar adureza da água usam técnicas de titulação úmida.
Para efeito de potabilidade, são admitidos valores altos de dureza. Segundo a portaria n°1469, de 29 de dezembro de 2000 (procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade), o padrão de aceitação para consumo humano é de 500mg de CaCO3/L
A água dura pode serindesejável para alguns processos industriais, pode levedar certos tipos de cerveja. Alguns produtos químicos presentes na água dura tais como os silicatos e o carbonato de cálcio são inibidores de corrosão eficientes, e podem prevenir danos em canalizações ou contaminações por produtos de corrosão tóxicos.
A água dura pode causar depósitos de calcite em caldeiras, máquinas de lavar e canos.Água demasiadamente dura causa a incrustação dos íons carbonato e hidrogenocarbonato nos permutadores de calor
De acordo com o regulamento do SIDVA (Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave), os valores máximos admissíveis para a dureza de uma água para a indústria têxtil são de 70 mg/l.


VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO
A volumetria com formação de complexos, ou complexometria, baseia-se emreações que envolvem um íon metálico e um ligante com formação de um complexo suficientemente estável. A titulação de metais com agentes complexantes monodentados como, não é muito bem sucedida e, portanto, é pouco usada uma vez que dificilmente se consegue um ponto final bem definido correspondente ao complexo estequiométrico.
A grande maioria dos íons metálicos tem número de coordenação 4 ou6 e se combinam com o mesmo número de ligantes monodentados. Os ligantes são adicionados sequencialmente e cada etapa é representada por uma constante de equilíbrio.
Os ligantes polidentados, que têm 2 ou mais grupos complexantes na molécula, são excepcionalmente úteis para titulações de íons metálicos. Tais ligantes, também chamados agentes quelantes, reagem com os metais. Além disso, são maisseletivos do que os ligantes monodentados. A seletividade é determinada pela geometria do ligante e pelo tipo do átomo doador que contém.
EDTA

O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é um ácido aminocarboxílico, estes são conhecidos como complexonas, pois formam complexos solúveis em água e bastante estáveis com a maioria dos metais, inclusive os alcalino-terrosos.
O EDTA é um ligante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação da dureza em amostras de agua
  • Determinação de dureza total de uma amostra de água
  • Determinação do pH, temperatura, acidez, alcalinidade e dureza de uma amostra de água
  • Relatório de Determinação de Dureza em Águas
  • Determinaçao de dureza de aguas
  • DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
  • determinação da dureza da água
  • Determinação de dureza e amaciamento da agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!