Determinação da concentração de um ácido monoprótico e diprótico através de solução de hidróxido de sódio padronizada

Páginas: 13 (3030 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
Determinação da concentração de um ácido monoprótico e diprótico através de solução de hidróxido de sódio padronizada










Relatório de Química Experimental apresentado ao IFPR – Instituto federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestralPARANAVAÍ
2014


1 Introdução

Consideramos que além da familiarização do aluno com operações e técnicas mais frequentes nos processos químicos, é importante o trabalho experimental com metodologias analíticas, tendo em vista um dos objetivos do curso de química que visa apreparação do profissional químico laboratorista.
Na atividade de laboratório, seja em nível acadêmico ou na própria indústria, as substancias são usadas, de modo geral, na forma de soluções.
Numa solução além da proporção entre a quantidade de soluto e de solução ( ou solvente ), expressa na forma de uma “concentração” é indispensável que se conheça as característicasespecificas de cada soluto, na preparação adequada dessa solução.
Dependendo da utilização da solução as mesmas devem ser consideradas segundo duas características básicas.

1.1 Solução padrão

Usadas para fins analíticos contendo uma quantidade exatamente conhecida de um reagente qualquer, na unidade de volume. Essa concentração é expressa com exatidão (quatro decimais).
Ex.: 0,1538 g/l(massa/volume)
0,8543 mol/L (numero de mols/volume)


1.2 Preparação de Solução Padrão

O titulo das soluções padrão deve ser conhecido com grande exatidão. O grau de exatidão requerido é maior do que o correspondente aos trabalhos analíticos mais comuns. Assim sendo é desejável que o titulo das soluções padrão possa ser determinado com um erro inferior a 0,1%.
A preparação de uma solução padrãorequer, direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Os reagentes com semelhantes características são denominados comumente padrões primário:
Um padrão primário deve satisfazer os seguintes requisitos
Deve ser fácil obter, purificar, secar (de preferência entre 110 e 220oC) e preservar em estado puro;
A substância não deve se alterarno ar durante a pesagem;
A substância deve poder ser testada para impurezas por ensaios qualitativos ou por outros testes de sensibilidade conhecida;
O padrão deve ter massa molecular relativa elevada para que os erros de pesagem possam ser ignorados;
A substância deve ser facilmente solúvel nas condições de trabalho;
A reação com a solução padrão deve ser estequiométrica e praticamenteinstantânea.
1.3 Energia de Ionização

A energia de ionização é utilizada para cálculos de transições eletrônicas. É a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo ou molécula para uma distância tal que deixe de existir interação eletrostática entre o íon e o elétron.

A qualquer átomo podem ser retirados, um a um, todos os seus elétrons. É um processo escalonado pois oselétrons saem com determinada ordem: primeiro os elétrons de valência e só depois os elétrons dos níveis mais interiores, sendo necessária a energia adequada para cada fase do processo. Quando um elétron de um átomo absorve energia, as transições possíveis podem ser representadas num diagrama de energias. As transições limite são aquelas em que o elétron absorve energia suficiente para se separar donúcleo. O átomo fica ionizado e transforma-se num íon positivo.

A esta energia mínima que corresponde à remoção do elétron da influência do núcleo sem que esse mesmo elétron adquira velocidade dá-se o nome de energia de ionização. Esta representa-se geralmente por Ei e a sua unidade do sistema internacional de unidades (S.I.) é o joule (J).

À energia necessária para remover o elétron mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preparo de solução de hidroxido de sódio
  • padronização de uma solução de hidroxido de sodio
  • Solução de Hidróxido de Sódio
  • Preparação de uma solução de Hidróxido de Sódio
  • Concentração de uma solução de tiossulfato de sódio
  • Padronização de uma solução de hidróxido de sódio e determinação de teor de acidez em vinagre
  • Preparo e padronização de solução de ácido clorídrico com hidróxido de sódio padronizado.
  • PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO E DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ACIDEZ EM VINAGRE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!