Determinação de Hg total em peixes de tanques criatórios Tambaqui (Colossomas macropomum) do Igarapé Gelado (Parauapebas-PA) e áreas controles.

3633 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA
INSTITUTO DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL (ISPA)
CURSO DE ZOOTECNIA
ALLAN MIRANDA JUNIOR
ANDRÉA VIANA DA CRUZ
JOYCE MONTEIRO DA SILVA
PAMELLA MAYARA MODESTO DE JESUS
VINICIUS COSTA GOMES DE CASTRO

Determinação de Hg total em peixes de tanques criatórios Tambaqui (Colossomas macropomum) do Igarapé Gelado (Parauapebas-PA) e áreas controles.

BELÉM JULHO/2014

Resumo Foi selecionada uma espécie comestível e de alto valor comercial: Tambaqui (Colossoma macropomum), Visando estudar a avaliação de bioacumulação de mercúrio em de peixes de lagos criatórios da Área de Preservação Ambiental do Igarapé Gelado no Município de Parauapebas-PA. Sendo 7 amostras e 3 repetições, incluindo 3 amostras e 3 repetições dos peixes tipo controle. Após identificação da espécie, foi feita a análise do metal através do DMA-80 (Direct Mercury Analyze), equipamento este que permite uma análise direta sem meio líquido, permitido uma coleta de dados completa de Hg (mercúrio) de filé de peixe das amostras analisadas, a concentração média de mercúrio total (Hg total µg/g) foi de 0,158 ± 0,01 (X ± D.P). De acordo com a presente pesquisa, é importante tornar conhecido os níveis de concentração de Hg para a sociedade cientifica e para a população.
Palavras-chave: contaminação, intoxicação, espécie comestível, questão ambiental.
Introdução
Os peixes fazem parte da alimentação da população amazônica, normalmente consumidos, podem apresentar elevadas concentrações de mercúrio (Hg). O Hg ocupa um lugar de destaque entre os vários metais pesados, associado à contaminação de ambientes aquáticos devido sua alta toxidade. Os dados de intoxicação por mercúrio em humanos relatam que a principal via de intoxicação é traves do consumo de peixe. É conhecido que, no homem, o mercúrio afeta o sistema nervoso central e os rins de forma irreversível. É um elemento comprovadamente cancerígeno,

Relacionados