DETERMINAÇÃO DA ORDEM DE UMA REAÇÃO QUÍMICA PELOMÉTODO DAS CONCENTRAÇÕES EM EXCESSO.

1790 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO
FACULDADE DE CIÊNCIAS

PRÁTICA II

DETERMINAÇÃO DA ORDEM DE UMA REAÇÃO QUÍMICA PELOMÉTODO DAS CONCENTRAÇÕES EM EXCESSO.

Grupo 1

1- Emanuel Simão António Viluka
2- Euclídia Filomena Figueredo Conceição
3- Vicente Soares Kaparakata

Docente: Dr. Nanizey André

OBJETIVO.

Esta prática tem como objectivo a determinação, de forma experimental, da ordem de uma reacção química pelo método das concentraçoes em excesso, também conhecido como Método de Isolamento de Ostwald.

INTRODUÇÃO

A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. Ela pode ser definida como sendo a variação da concentração de um dos componentes que toma parte na reação em função do tempo.
Assim, para uma reação do tipo:

aA + bB + … → mM + nN + …

a velocidade da reação é dada por:

v = = k[A]α[B]β

Onde Y é A ou B e k é a constante de velocidade da reação (ou velocidade específica). O sinal negativo indica que a concentração do reagente diminui em função do tempo.
Outra determinação importante no estudo da cinética de uma reação química é a da ordem da reação. Logo convém recordar, nos casos mais simples, o que se entende por ordem da reação. O termo ordem vem da matemática onde é utilizado na classificação das equações diferenciais.
As leis de velocidade são equações diferenciais. Em cinética química, tais equações são classificadas de acordo com a ordem da reação.
A ordem de uma reação é definida como sendo a soma das potências dos termos de concentração que aparecem na equação de velocidade da reação química. É normalmente, um número inteiro pequeno, podendo em casos especiais, ser zero ou fracionário. É importante ressaltar, que a ordem de reação é uma grandeza que normalmente é obtida a partir de dados experimentais, em grande parte das vezes sem o

Relacionados