Detecção dos pontos de lançamento de esgotos in natura e avaliação do reflexo da poluição por esgoto doméstico nas lagoas do complexo lagunar de jacarepaguá, com enfoque nas ete por lodos ativados.

9318 palavras 38 páginas
1. introdução

É crescente no país e no mundo a poluição de corpos hídricos por lançamento indevido de esgoto doméstico in natura ou com tratamento inadequado. Segundo o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto – 2002 SNIS/SNSA, (2002), 50,4% dos esgotos gerados no país são coletados e somente 27,3% sofrem algum tipo de tratamento.

A preocupação e a responsabilidade em escala mundial com relação à escassez, deterioração e uso ineficiente da água doce tornou-se evidente e em 1977, em Mar Del Plata, Argentina, quando foram iniciadas discussões sobre a água, tendo continuidade em Dublin, Irlanda, em janeiro de 1992 com a Conferência Internacional sobre a Água e o Meio Ambiente. As propostas foram consolidadas com a Declaração do Rio e o artigo 18 da Agenda 21 na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e o Meio Ambiente, realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro (FUNASA, 2004).

De uma maneira geral, o rápido crescimento econômico associado à exploração dos recursos naturais gerou graves problemas de ordem ambiental, tais como: aquecimento da temperatura da terra, perda da biodiversidade, destruição da camada de ozônio, contaminação dos recursos naturais, escassez e poluição das águas e degradação dos solos agricultáveis.

O processo de urbanização dos grandes centros desencadeou graves problemas de enchentes e poluição dos corpos hídricos devido à impermeabilização das superfícies e à crescente ocupação do solo para despejos inadequados de lixo. Superfícies impermeabilizadas prejudicam a continuação do ciclo hidrológico normal de recarga, conforme apresentado na figura 01, impedindo a infiltração da água, enquanto que solos ocupados com despejos domiciliares, industriais ou hospitalares contribuem para a baixa qualidade das águas superficiais ou subterrâneos e para a ocorrência de enchentes e deterioração das margens.

A água presente em nosso meio ambiente encontra-se em

Relacionados