Detector de metal

Páginas: 18 (4336 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO
UNES


ROBERTA GALITO
ROGER FASSARELLA
JULIANA RANGEL
MARLON ALTOE




DETECTOR DE METAL








CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2013
FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO
UNES


ROBERTA GALITO
ROGER FASSARELLA
JULIANA RANGEL
MARLON ALTOE





DETECTOR DE METAL







CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2013
INTRODUÇÃO
Os detectores de metais sãoequipamentos que fazem uso de um campo eletromagnético para detectar materiais de origem ferrosa e até mesmo outros tipos de objetos e substâncias. Estes equipamentos são usados tanto para controle de acesso (como em bancos, aeroportos e evento) como em indústrias (prevenção de acidentes e controle da qualidade).


















DETECTOR DE METAL

Tecnologias
Os detectoresde metal usam uma dessas três tecnologias:
Frequência muito baixa (VLF)
Indução de pulso (PI)
Oscilação de frequência de batimento (BFO)

Tecnologia VLF

Frequência muito baixa (VLF), também conhecida como balança de indução, é provavelmente a tecnologia de detector mais utilizada atualmente. Em um detector de metal VLF, existem duas bobinas distintas:
• bobina de transmissão - é o arco dabobina externa, no qual há uma bobina de fio. A eletricidade é mandada por este fio, primeiro em um sentido e depois em outro, milhares de vezes por segundo. O número de vezes que o sentido da corrente muda a cada segundo estabelece a frequência da unidade;
• bobina receptora - este arco interno contém outra bobina de fio, que atua como uma antena para captar e amplificar frequências vindas deobjetos alvo no solo.
• O movimento da corrente pela bobina transmissora cria um campo eletromagnético, que é semelhante ao que acontece em um motor elétrico. A polaridade do campo magnético é perpendicular à bobina de fio, e cada vez que a corrente muda de sentido, a polaridade do campo magnético muda também. Isso significa que se a bobina de fio está paralela ao chão, o campo magnético estáconstantemente apontando para o chão e depois apontando para cima.
• Como o campo magnético pulsa para cima e para baixo, com relação ao solo, ele interage com quaisquer objetos que encontra, fazendo-os gerar seus próprios campos magnéticos, só que mais fracos. A polaridade do campo magnético do objeto é contrária ao campo magnético da bobina transmissora. Se o campo da bobina transmissora estiverpulsando para baixo, o campo do objeto está pulsando para cima.
A bobina receptora está completamente protegida do campo magnético gerado pela bobina transmissora. Contudo, não está protegida dos campos magnéticos vindo dos objetos no solo. Portanto, quando a bobina receptora passa sobre um objeto que emite um campo magnético, uma pequena corrente elétrica circula pela bobina. Esta corrente oscilana mesma frequência que o campo magnético do objeto. A bobina amplifica a frequência e a manda para a caixa de controle do detector de metal, onde os sensores analisam o sinal.
O detector de metal pode determinar, com alguma precisão, a profundidade em que o objeto está enterrado com base na intensidade do campo magnético que o objeto gera. Quanto mais perto o objeto se encontra da superfície,mais forte é o campo captado pela bobina receptora e mais forte é a corrente elétrica gerada. Quanto mais longe o objeto se encontra da superfície, mais fraco é o campo magnético. Em grandes profundidades, o campo do objeto é tão fraco na superfície que chega a não ser detectável pela bobina.
Como um detector de metal VLF distingue entre diferentes metais? Ele faz isto graças a um fenômeno chamadomudança de fase. A mudança de fase é a diferença no tempo entre a frequência da bobina transmissora e a frequência do objeto alvo. Esta diferença pode ser o resultado de dois fenômenos:
• indutância - um objeto que conduz eletricidade facilmente (indutivo) é lento ao reagir a mudanças na corrente. Você pode pensar em indutância como um rio fundo: mude a quantidade de água que flui no rio e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Detector de metais
  • Detectores de Metais
  • tcc detector de metais
  • Desenvolvimento de uma esteira transportadora de penas de aves com detector de metais
  • Desenvolvimento de uma esteira transportadora de penas de aves com detector de metais
  • Porta Detector de Metais
  • Mini sinalizador bicolor Roda da sorte Mini detector de metais
  • detectores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!