Detec o Imunocromatogr fica de Organismos Geneticamente Modificados

446 palavras 2 páginas
Detecção Imunocromatográfica de Organismos Geneticamente Modificados
Introdução
Os organismos geneticamente modificados (OGMs) são organismos vivos, sejam eles plantas animais ou microrganismos, cujo material genético foi alterado por meio de engenharia genética, seja pela introdução de seqüências de DNA exógenas, que podem ser originárias de qualquer organismo vivo, inclusive de organismos filogeneticamente distante à espécie a ser modificada, seja pela inativação de genes endógenos.
O conhecimento da estrutura básica de um OGM é importante para compreender o princípio de alguns métodos utilizados na detecção destes organismos.
O cumprimento da legislação que regulamenta a comercialização de alimentos e ingredientes contendo Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) é totalmente dependente da sensibilidade e confiabilidade dos métodos de detecção e quantificação de OGMs.
A possibilidade de que a soja ou o milho transgênico sejam utilizados na fabricação de produtos e as discussões, hoje mundiais, quanto à aceitação dos organismos geneticamente modificados e dos produtos deles derivados fazem com que a detecção e a quantificação de resíduos de transgênicos em matérias-primas e em alimentos se tornem essenciais. Muitas empresas alimentícias estão preocupadas em informar aos consumidores que seus produtos não contêm transgênicos, já que estes ainda não são aceitos pela maior parte da sociedade.
Portanto, a existência de instituições, públicas ou privadas, capazes de detectar a presença de organismos geneticamente modificados, e quantificá-los em produtos finais e em matérias-primas revela-se imprescindível para o país, já que existe um limite absoluto para a presença de organismos geneticamente modificados em um produto final e as pessoas têm o direito de saber o que consomem.
Detecção Imunocromatográfica é o método preferido para análise preliminar, qualitativa, de um OGM particular em material não processado, alimentos semi-processado e ingredientes

Relacionados