Detecção remota

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
2011/2012

DETECÇÃO REMOTA

Nome: Frederico José Vieira Narciso Curso: Ciências da Engenharia - Perfil Engenharia Geográfica

Nº mecanográfico: c0721054

RELATÓRIO DO PROJECTO ESPECIAL DE DETEÇÃO REMOTA .
Introdução: A deteção remota com recurso a satélites permite observar e avaliar atributos referentes ao oceano. O tratamento destes dados é útil para obtenção e avaliação de informaçãode alvos sem estar em contacto com eles, nem com recurso a deslocações ao local em estudo. O sensoriamento remoto através de plataformas de satélite forneceu uma crítica fonte de dados para a descrição preliminar dos padrões ambientais remotos em locais de recifes tropicais, como o caso do mar vermelho, assim se percebeu a importância e utilidade de satélites na deteção de locais propensos aimpactos e alterações climáticas. Estas plataformas produzem dados valiosos que nos pode permitir identificar gradientes de temperatura na água do mar e caracterizar o âmbito regional, o que podem ser importantes passos básicos e necessários para reconhecer recifes tropicais em perigo de impactos ambientais através da mudança climática. O facto de a temperatura da água do mar ser frequentementesuperior num habitat implica que os corais que vivem nessas zonas sejam provavelmente aclimatados para as temperaturas mais elevadas ou vice-versa, podendo também em outros casos ter a necessidade de lidar com temperaturas quentes, bem como frias, pois é provável que os mesmos recifes sejam propensos a extremos de temperatura. Posto isto, pode haver recifes com mais fraco superaquecimento que outros,mesmo sendo redundados por as mesmas plataformas oceânicas com a mesma temperatura. Pois a agua em alguns recifes tem pouca interligação com o oceano aberto, dando origem a gradientes elevados de temperatura. Objetivos e execução: Usando a deteção remota no tratamento de imagens de ocean color, com recurso a medições moderadas MODIS (Moderate Resolution Imaing Spectroradiometer) na plataforma aqua,foi estudada a variação de temperatura e clorofila-a no Mar Vermelho em zonas de plataformas continentais e zonas de plataformas oceânicas, ou seja, em águas rasas (de baixa profundidade) e em aguas mais profundas durante os primeiros seis meses de 2006.

1

2011/2012

DETECÇÃO REMOTA

Com recurso ao código (MATLAB) adquirido nas aulas práticas de deteção remota monitorizou-se as imagensrecolhidas no site da NASA e de seguida procedeu-se ao tratamento das mesmas, com o objetivo de avaliar a variabilidade da temperatura e da clorofila-a nessas zonas. Isto com o intuito de estabelecer padrões da sua variação, comparando valores recolhidos em zonas semelhantes e zonas relativamente distintas, comparando também com séries temporais diferentes. Resultados e análise: Ponto 1:

Figura1. Média de concentração de clorofila-a do primeiro semestre Como podemos ver na figura 1, existe um maior nível de concentração de clorofila-a nas linhas de costa, como é de esperar. Repara-se também numa zona da costa com uma elevada concentração em relação ao resto do local estudado, poderá ser por ter corais ou outros fatores externos. Ponto 2: Como mostram as figuras em anexo dos seis mesesde estudo, existe um aumento gradual de temperatura de superfície desde Janeiro até Maio, acentuando-se uma maior temperatura em Maio, havendo depois uma descida da temperatura em junho. Consegue-se ver que em zonas próximas, a água tem temperaturas diferentes na ordem dos 5ºC alternadas em curtas distâncias, o que pode demonstrar a complexidade das águas nestas zonas tropicais. Ponto 3 e 4:

2 2011/2012

DETECÇÃO REMOTA

Figura 2. Gráfico da variação temporal dos parâmetros sst e chl-a em águas profundas e plataforma continental Pode-se reparar que para os dois tipos de plataformas, águas profundas e superfície continental, a variação da temperatura é idêntica sendo ligeiramente superior em aguas rasas e que o valor da concentração da clorofila-a é superior em plataformas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remota
  • detecção
  • Conexao remota
  • Redes remotas
  • Adm remota
  • DETECÇÃO DE ANTIOXIDANTES
  • assistência remota
  • Detecção de Falhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!