Detcção de Gás Carbônico

546 palavras 3 páginas
Nº:04, 08 e 15.
1º E.M. Contemporâneo

Detecção de gás carbônico

Introdução

A produção de CO2 na queima de compostos orgânicos x respiração celular.

Na combustão de materiais de origem orgânica, sejam eles derivados do petróleo, carvão ou madeira, forma-se, em presença de quantidades suficientes de oxigénio, o dióxido de carbono. O dióxido de carbono é ainda produzido na respiração do homem, animais, plantas e microorganismos.
O dióxido de carbono não é só produzido, mas também consumido. As plantas verdes necessitam continuamente de dióxido de carbono para sintetizarem a glicose, em presença de luz solar, e com participação de água, num processo chamado de fotossíntese. A partir da glicose as plantas podem sintetizar, em parte com a participação de elementos provenientes de compostos inorgânicos, todas as outras substancias orgânicas vitais para a sua sobrevivência, tais como proteínas, ácidos nucléicos, lipídios, vitaminas e muitas outras. Objetivo: Detecção do CO2 do ar exalado.

Material utilizado: - 4 Tubos de ensaio; - 4 Canudos; - Conta Gotas; - Água de cal (Ca(OH)2); - Fenolftaleína;
Reagentes:
- Água de cal (Ca(OH)2); - Fenolftaleína;

Procedimento

1º Em 4 tubos de ensaio, colocar 3 ml de água de cal.

2º Uma pessoa em repouso deve assoprar um dos tubos de ensaio com um canudo (o liquido ficará esbranquiçado). E após um dos integrantes do grupo fazer 20 polichinelos, assoprar outro tubo de ensaio com um canudo (o liquido ficará mais esbranquiçado do que o assoprado em repouso, pois o CO2 reage com a água de cal).

CO2+Ca(OH)2 → CaCO3+H2O

3º Um dos tubos que não teria sido usado, colocamos três gotas de fenolftaleína, a água que estava no tubo de ensaio ficou rosa. Nos outros dois tubos contaminados, colocamos duas gotas de fenolftaleína que deixou a água rosa (um rosa mais claro).

Relacionados