Desvalorização Ien

Páginas: 13 (3154 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 - Se o Japão tem o terceiro maior PIB (5 trilhões de dólares), porque a sua moeda é tão desvalorizada?

Ao fim da década de 70, enquanto os administradores ocidentais começavam a festejar a brutalização japonesa da economia empresarial, a fim de superá-las o quanto possível em seus países, o verdadeiro "milagre" da economia nipônica nos anos 80 produziu-se de forma inteiramente diversa, aosoprar-se a maior bolha de sabão da história financeira. O Japão tomou a dianteira do capitalismo-cassino global que florescia nessa época graças à saturação estrutural do crescimento industrial em todo o planeta.
As diferenças do capital especulativo do Ocidente, que em grande parte adejava nos céus financeiros, sem ser efetivamente investido na economia, as indústrias japonesas sangraram a fontemonetária aparentemente inesgotável, no intuito de se aprovisionarem para a disputa mundial das exportações.
Da mesma maneira, os bancos refinanciavam a si próprios aparentemente sem custos. Apenas com os fogos de artifício dessa expansão financeira sem real substância econômica o Japão sagrou-se em tempo recorde o suposto campeão da concorrência global e converteu-se no credor do mundo nos anos80.
Na quebra da Bolsa em 1987, quando pela primeira vez estourou a bolha financeira global e por toda parte despencaram os valores imobiliários, o capital especulativo no Ocidente não tardou a tomar o pulso da situação, uma vez que se tratava em boa parte somente de perdas de caixa, logo compensadas com novos aumentos do volume negociado.
Caso diverso foi o enfrentado pelo Japão em 1990,quando o país foi testemunha da queda no curso das ações e dos preços imobiliários. Tanto piores foram os prejuízos acarretados pela queda de preços dos imóveis. Esta aniquilação virulenta do capital monetário, à diferença dos mercados especulativos do Ocidente, não pôde mais ser compensada com novas bolhas de sabão. No país do Sol Nascente, a brincadeira chegara ao fim.
Como os empresários nãopossuem meios com que amortizar suas dívidas, o endividamento total da economia privada, até meados de 1995, subiu a 218% do PIB.
A elevada taxa de câmbio do iene, sobretudo em relação ao dólar, e uma legítima reação dos mercados de divisas face ao contínuo déficit norte-americano no comércio com o Japão (cerca de US$ 50 bilhões por ano) já deixaram, contudo uma fumegante marca de freada nasexportações nipônicas.
Na esteira da globalização, hoje o mercado japonês já é abastecido com produtos de firmas japonesas sediadas no exterior.
A desvalorização da moeda é uma tática que foi adotada pelo Banco Central do Japão com a intenção de diminuir o valor dos produtos para exportação e, dessa forma, aumentar a competitividade dos produtos japoneses. A medida deu tão certo que o Japão é um dosmaiores exportadores do mundo, principalmente em virtude da alta tecnologia empregada e do preço razoável.


2 - O que é inflação? Quais os meios que interferem na mesma?

Definição
Inflação é um nome que significa elevação generalizada nos preços. A elevação de um único preço não pode ser considerada inflação, salvo raras exceções. Logo, basta acompanharmos os preços dos produtos e serviços queconsumimos no dia-a-dia para sabermos se eles subiram se houve inflação.
Efeitos negativos da inflação
Sobre as famílias: queda no salário real, ou queda no poder de compra. Além disso, as força a comprar à vista no início do mês e formar estoques, para que o dinheiro não se perca até o fim do mês.

Sobre as empresas: perdem porque ao comprarem seus insumos (matéria-prima, trabalho…) elestambém estarão mais caros. Terão que repassar esse aumento para as famílias o que nem sempre pode ser bem aceito, até porque, como vimos isso reduz o  salário real delas.

Sobre o Governo: O Estado é um grande comprador na economia. Os gastos públicos ajudam no crescimento econômico, aumento da riqueza (PIB = C + I + G + Exp – Imp). O problema surge porque ao cobrar imposto ele não recebe à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desvalorização
  • Desvalorização do real
  • Desvalorização da Docência
  • Desvalorização do Idoso
  • desvalorização do dólar
  • desvalorização docente
  • desvalorização do real
  • Desvalorização fiscal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!