desumanificação

461 palavras 2 páginas
SER HUMANO DESUMANIZADO

Toda a história do pensamento humano é um dizer da pessoa e sobre a pessoa, ainda que em sua reflexão sobre o mundo e sobre o mefafísico. Podemos dizer que todas as perguntas e todos os problemas que o ser humano se expõe ou formula, não são outra coisa senão umas formulações reflexas, inadequadas e uma tomada de consciência parcial da pergunta que ele mesmo faz e é, do problema que ele mesmo cria e acaba sendo. E digo mais, ao perguntar-se e problematizar-se sobre qualquer coisa, no fundo ele está tratando de responder-se a si mesmo, de solucionar-se a si mesmo. Por isso a maioria dos psicólogos se formou para resolver os problemas próprios.
É assim a questão porque só o ser humano é capaz de manter um diálogo aberto com o mundo e com um ser superior e porque só ele é capaz de compreender-se mediante o mundo e mediante o transcendente. Neste sentido, todo discurso sobre o mundo e sobre o metafísico é uma autocomunicação, autocompreensão, e uma automanifestação dele mesmo. A concepção de mundo e do metafísico que o ser humano faz, revelam a concepção que ele tem de si mesmo, sem que a Cosmologia e a Teologia se resolvam em pura Antropologia. Então, o ponto de partida do pensar em qualquer parte do mundo não é outro, se não, o ser humano mesmo. O humano aqui entendido como realidade concreta, histórica e real e não uma abstração.
A realidade, tanto de ontem como de hoje, é simples e contundente: falar do ser humano concreto, histórico, real, é falar daquela pessoa que desde o encontro com os seus semelhantes e nascimento a este mundo, tem sido considerado coisa e não gente. O ser humano valente do mundo de hoje está sendo o dominador, conquistador e explorador, seja em grandes ou em pequenas proporções. É um modelo de humanidade apresentado pelos centros de poder de hoje, e este tem sido o modelo padecido pelos humanos dos países pobres, tais como: África, Ásia, América Latina e a todos os habitantes do chamado terceiro mundo. Esses

Relacionados