Destão democratica em escols publicas

7782 palavras 32 páginas
RESUMO

O tema educação está sendo amplamente discutido em várias e diferentes esferas da sociedade brasileira, principalmente nas últimas décadas, dando-se considerável ênfase aos aspectos “burocráticos da educação, como por exemplo a gestão e o próprio gestor e sua parcela de importância para a melhoria e a modernização da educação”.

Neste trabalho, busco aprofundar minhas reflexões acerca do tema gestão, buscando o enfoque da gestão democrática e participativa, envolvendo todas as esferas da comunidade escolar. Deste modo, procurarei neste trabalho aprofundar reflexões já iniciadas ao longo deste curso através de autores como Paro, Freire, Mattos, entre outros, investigando algumas situações relevantes relacionadas aos modelos de gestão dentro da história da educação pública brasileira, conceitos de gestão nas diferentes etapas históricas, e alguns conceitos burocráticos a respeito da educação e do ensino (Capítulo I). Reflexões a conceitos de uma nova escola – Escola Democrática, segundo a Constituição Nacional e as Leis de Diretrizes e Bases para a Educação, enfocando expectativas acerca da educação moderna (capítulo II), assim como as expectativas acerca do colegiado, do professor e do PCP e, do gestor propriamente dito, caminhando para uma gestão autônoma (capítulo III).

Para que as reflexões e argumentos apresentados sejam claros e concisos, pretendemos amparar nossas pesquisas em vários autores, citando aspectos pertinentes a uma gestão democrática e participativa, tornando possível apresentar conclusões acerca das expectativas traçadas para uma gestão escolar frente às necessidades da educação atual.

Palavras-Chave: Gestão Democrática – Escola Pública - Autonomia

ABSTRACT

The education issue is being widely discussed in many different spheres of Brazilian society, especially in recent decades, giving considerable emphasis to aspects "bureaucratic education, such as management and the manager and its share of

Relacionados