Destraumatizando a

601 palavras 3 páginas
Semana do Educador/2009
Palestra com Andréa Andrade (Tutora do curso de Letras)

Nome da palestra: Destraumatizando a hora de escrever Bem, você já passou pelo Ensino fundamental, concluiu o Ensino Médio e agora está cursando a Faculdade. Parabéns!!! Mas, se me permite uma pergunta: Nessa altura do campeonato, você já sabe escrever? Ou se enrola sempre quando tem que fazer uma redação? Tem assunto na hora de redigir? Domina um vasto vocabulário e sabe quando e como utilizá-lo? Sabe organizar suas idéias de forma coesa e coerente?
Se ficou incomodado com alguma destas questões, participe da Palestra “Destraumatizando a hora de escrever”. Faremos uma discussão prática a respeito de cada uma delas...

Justificativa da Palestra
A escrita e a capacidade de redigir textos na língua portuguesa é objeto de conhecimento em si mesmo e, ao mesmo tempo, é instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens. Essa concepção nos coloca em uma situação de ser ou não um usuário competente da língua, trazendo a necessidade de compreensão do processo de escrita/redação. Em outras palavras, faz-se necessário o conhecimento e a compreensão dos elementos que viabilizam a produção de textos. O objetivo dessa palestra é apresentar algumas estratégias que auxiliem os usuários da língua a lidarem melhor com a questão da escrita nas mais diversas situações: no dia-a-dia, no seu trabalho, na realização de concursos, no seu cotidiano acadêmico ou profissional.

Proposta da Palestra
Discussão a respeito da importância da escrita e da redação no meio acadêmico, profissional e no dia-a-dia
Análise do que é necessário para escrever com eficácia, de acordo com os propósitos da redação.
Discussão a respeito dos principais tipos de texto, de suas principais características e de quando devemos utilizar cada um deles.
Análise das estratégias de escrita através da técnica de pausa protocolada.
Exemplos práticos de esquemas de redação descritiva, narrativa e

Relacionados