Destição francionada e comum

426 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA I
Prof.: Mára Zeni Andrade
ELISA TAIAROL
HENRIQUE PERONI
LUCAS FANTINEL
Turma: 48/49

DESTILAÇÃO FRANCIONADA E COMUM

Caxias do Sul, Abril de 2015.

OBJETIVO

Analisar os resultados obtidos a partir dos experimentos realizados em laboratório comparando-os com resultados tabelados.

INTRODUÇÃO TEÓRICA A destilação comum tem como principal objetivo a separação de dois líquidos com água e etanol. Para um destilação de maior precisão é importante que o ponto de ebulição do dois compostos tenham bastante diferença e que a destilação seja repetida um mínimo de três vezes.
A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama ou manta de aquecimento. Sobre a boca do balão é acoplada um tubo conectante de três pontas e sobre ele um termômetro. O tubo possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer. No caso da água e o etanol, o etanol ebule mais rapidamente, assim passando para condensador e sendo resfriado pela água corrente e transformando-se em líquido novamente. A diferença entre a destilação comum e fracionada é que na fracionada entre o bolão e o tubo conectante há uma coluna Vigreaux que possibilita uma destilação com melhor rendimento.

MATERIAIS UTILIZADOS

a) Vidraria: tudo conectante de três vias, coluna Vigreaux, balão de fundo redondo, condensador reto, tudo conectante de saída, erlenmeyers.
b) Equipamentos: refratômetro, manta de aquecimento.
c) Reagentes e soluções: etanol.
d) Outros: pedras de porcelana, termômetro, garra para condensador, suporte universal, mesa elevatória.

Relacionados