Destilação por arraste de vapor e extração exaustiva de Soxhlet - Etec Suzano

954 palavras 4 páginas
Destilação por arraste de vapor e extração exaustiva de Soxhlet

Nome: Rayane Barbosa Professor (a): Marli Química(Noite)

Suzano
2015
1.Objetivo:
Apresentar os equipamentos e as técnicas de destilação por arraste de vapor, e extração exaustiva de Soxhlet.
2.Introdução:
2.1 Destilação
Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos. Os tipos mais comuns de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação a vácuo e destilação por arraste de vapor.
2.2 Extrator de Soxhlet
O extrator Soxhlet é um aparelho de laboratório feito de vidro. Ele foi originalmente desenvolvido para a extração de lipídeos e fisicamente caracterizado por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, entre outros. Este equipamento utiliza refluxo de solvente em um processo intermitente. A amostra não fica em contato com o solvente muito quente, porém ocorre um gasto excessivo de solvente, pois o volume total deve ser suficiente para atingir o sifão. Esta técnica inicia-se colocando a amostra num papel de filtro dentro do Soxhlet.
O solvente é aquecido num balão de fundo redondo, originando vapor. O vapor proveniente do solvente aquecido passa para o condensador onde é refrigerado passando ao estado líquido e enchendo o extrator até ao nível do tubo lateral. Ao longo do tempo, o solvente vai arrastando compostos solúveis presentes na amostra e após vários ciclos obtém-se e extrato final.

3. Destilação por arraste de vapor:
A destilação por arraste de vapor é uma destilação de misturas imiscíveis de compostos

Relacionados