Destilacao por erraste de vapor

1975 palavras 8 páginas
3. Parte experimental
O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, por Eugenol (70 a 80%), acetato de Eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%). O Eugenol é um composto aromático que está presente nos cravos,canela,sassafrás.O alto conteúdo em Eugenol é o que proporciona ao óleo essencial propriedades anti-sépticas, bactericidas, fungicidas, parasiticidas, antimicóticas e antioxidantes. Esse óleo pode ser isolado submetendo o cravo a destilação por arraste com vapor. O princípio da Destilação por Arraste de Vapor baseia-se no fato de que a pressão total de vapor de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais.
Para a parte 1 temos como parte prática a extração do Eugenol. O procedimento se realiza acrescentando 10 gramas de cravo moído em um balão de três bocas juntamente com 150 ml de água,acrescentar um funil de adição com água também para gotejamento constante mantendo sempre o mesmo nível de água dentro do balão.Na base do mesmo realiza o aquecimento com auxílio de uma manta de aquecimento para a execução do destilamento. Este aquecimento deve ser realizado de forma gradativa para realizar destilação. Manter o controle até se obter 100 mL de destilado. Coloca-se o extraído num funil de adição e adiciona-se cloreto de metileno (10 ml) para a separação da fase aquosa com a requerida. Caso a separação não seja realizada devidamente podemos utilizar um agente dessecante para auxilio, sulfato de sódio ou sulfato de magnésio anidro. Após a extração do liquido desejado devemos colocá-lo num tubo de ensaio e realizar as devidas medições de peso do mesmo.
A parte 2 é realizada dentro de um tubo de ensaio com 0,2 mL de Eugenol juntamente com 1 mL de água adicionada a uma solução de 1 mol L- 1 de hidróxido de sódio para dissolver o óleo coletado.É adicionado de 4 a 5 gotas de cloreto de benzoíla mas com muita cautela pois seu excesso pode acarretar na

Relacionados

  • trabalho
    6073 palavras | 25 páginas
  • A chave de hiram - cristopher knigth ze rodrix.
    143956 palavras | 576 páginas
  • ótimo livro para quem faz curso
    264223 palavras | 1057 páginas