Destilaçao

Páginas: 7 (1606 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Sumário

Resumo 2
Objetivo 3
Introdução 4
Destilação simples 4
Destilação azeotrópica 5
Destilação extrativa 5
Destilação fracionada 6
Ponto de ebulição 7
Pedras de ebulição 8
Como ocorre o processo de destilação simples 8
Procedimento experimental I 9
Material utilizado 9
Experimento II (teste do destilado) 10
Resultado e Discussão 11
Conclusão 12
Bibliografia 13Resumo
o referido relatório mostra vidrarias utilizadas no laboratório para a preparação de um sistema de destilação simples, tal como a destilação de uma mistura de água + NaCl. Após o processo de destilação dessa mistura verificou se a eficiência do mesmo, através do teste do destilado, para saber se ainda havia a presença de NaCl na água destilada, Adicionou-se então 5 gotas deAgNO3(nitrato de prata) para reagi na mistura. Observou-se que a água ficou com aspecto esbranquiçado (leitoso) devido a uma reação que ocorreu entre o cloreto que ainda estava presente na agua destilada e o nitrato de prata adicionado.

Objetivo
* Verificar vidrarias utilizadas na preparação de um sistema de destilação simples;
* Observar conceitos de ponto de ebulição;
* Conceito de pressãode vapor.

Introdução
Destilação simples

A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio liquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode um método adequado para purifica-las, um exemplo de destilação que tem sido feito desde a antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. Abebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o teor de alcoólico da bebida destilada é maior que no mosto, caracterizando um processo de purificação, ou seja, a destilação é o processo no qual duas substâncias são separadas através do aquecimento.
O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústriaquímica moderna. Pode-se encontra-la em quase todos os processos químicos industrial em fase líquida onde for necessária purificação.
Em teoria não se pode purificar substâncias até 100% de pureza através da destilação. Para conseguir uma pureza bastante alta, é necessário fazer uma separação química do destilado posteriormente. A destilação tem suas limitações, não se podem separar misturasazeotrópicas por destilação comum.

Destilação azeotrópica
A destilação azeotrópica é um processo de separação difusional realizado quando a mistura contendo os componentes que precisam ser separados forma um azeotrópico ou apresentam baixa volatilidade relativa.
Em um dos processos, um componente chamado componente de arraste é adicionado á mistura original, formando um novo azeótropo que deve ser dotipo heterogêneo, ou seja, deve ocorrer a formação de duas fases líquidas.
O novo azeótropo formado é retirado no topo ou no fundo da coluna de destilação, enquanto que um dos componentes da mistura original é obtido puro na outra extremidade da coluna. Uma segunda coluna deve ser utilizada para realizar a separação do componente da arraste.

Destilação extrativa
A destilação extrativa é umprocesso de separação utilizado quando o processo de destilação convencional não permite obter-se a separação desejada, como no caso em que a mistura original da qual se deseja separar um componente forma um azeótropo ou apresenta baixa volatilidade relativa.
Na destilação extrativa é adicionada um agente de separação á mistura original. Este agente de separação, que pode ser um solvente ou um sal,alterna a volatilidade relativa dos componentes da mistura sem a formação de uma segunda fase líquida. Em uma coluna de destilação extrativa, o solvente é adicionado no topo da coluna extratora, pois possui ponto de ebulição maior que aquele da mistura original. Assim o solvente é retirado do fundo da coluna, junto ao componente arrastado, enquanto outro componente é obtido puro no topo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destilação
  • destilaçao
  • Destilação
  • Destilaçao
  • destilação
  • destilação
  • Destilaçao
  • Destilação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!