DESTILAÇAO POR ARRASTE DE VAPOR COM CANELA

Páginas: 3 (699 palavras) Publicado: 23 de janeiro de 2014
Introdução
A destilação por arraste de vapor é uma destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos e água (vapor). Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Os componentes de umamistura imiscível "fervem" a temperaturas menores do que os pontos de ebulição dos componentes individuais. Assim, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulição e água pode ser destilada àtemperatura menor que 100°C, que é o ponto de ebulição da água. O princípio da destilação a vapor baseia-se no fato de que a pressão total de vapor de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual a soma dapressão de vapor dos componentes puros individuais (Lei de Dalton). A pressão total de vapor da mistura torna-se igual a pressão atmosférica (e a mistura ferve) numa temperatura menor que o ponto deebulição de qualquer um dos componentes. Para dois líquidos imiscíveis A e B:
Ptotal = PoA + PoB onde PoA e PoB são as pressões de vapor dos componentes puros.
Note que este comportamento é diferentedaquele observado para líquidos miscíveis, ondea pressão total de vapor é a soma das pressões de vapor parciais dos componentes.
Para dois líquidos miscíveis A e B:
Ptotal = XAPoA + XBPoB onde XAPoAe XBPoB correspondem às pressões parciais de vapor.
A destilação por arraste a vapor pode ser utilizada nos seguintes casos: 1. Quando se deseja separar ou purificar uma substância cujo ponto deebulição é alto e/ou apresente risco de decomposição; 2. Para separar ou purificar substâncias contaminadas com impurezas resinosas; 3. Para retirar solventes com elevado ponto de ebulição, quando emsolução existe uma substância não volátil; 4. Para separar substâncias pouco miscíveis em água, cuja pressão de vapor seja próxima a da água a 100°C, o que é muito importante para as substâncias que sedecompõem nestas temperaturas.
Referência : http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAULgAG/destilacao-por-arraste-vapor

OBJETIVO
Obter óleo essencial a partir da Canela e aprender sobre a técnica de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela
  • Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela
  • Destilação por arraste com vapor
  • DESTILAÇÃO SIMPLES E DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR
  • Destilação por Arraste de Vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!