Destilação

Páginas: 12 (2828 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
ALUNO: Kyldson Fonseca Coelho

DESTILAÇÃO

São Luís
- 2010 -
KYLDSON FONSECA COELHO

DESTILAÇÃO

Trabalho realizado para obtenção da 2º nota da disciplina de operações unitárias II do curso de química industrial da Universidade Federal doMaranhão.

São Luís
- 2010 -

INTRODUÇÃO.

A destilação é o método de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido – vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método adequado para purificá-las, basta que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si.
Um exemplo de destilação que temsido feita desde a antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o teor alcoólico na bebida destilada é maior do que aquele no mosto caracteriza – se aí um processo de purificação.
Os primeiros estudos científicos documentados acerca da destilação surgiram antes daIdade Média, por volta do ano 800, com o alquimista Jabir Ibn Hayyan (Geber). Foi ele inclusive que inventou o alambique.

Fig.1 Destiladores antigos.

As origens da alquimia podem situar – se na Grécia, fazia o ano de 300 AC, recorrendo aos registros egípcios e babilônicos. O seu maior esplendor na antiguidade pareceu ter sido alcançado em Alexandria entre os anos de 200 – 300 DC.Existem provas documentais de que os trabalhos desse alquimista chegaram aos Árabes e os aparelhos que utilizavam para destilação foram descritos por Marco Graco no século VIII, podendo considerar – se este como o primeiro documento histórico sobre a destilação de vinhos, em meados do século IX, tem início o desenvolvimento da alquimia Árabe, que recebeu sua influência da escola de Alexandria.Hoje em dia, os alambiques tradicionais deram lugar a novos e mais sofisticados aparelhos de destilação para produção industrial.

Fig.2 Destiladores industriais.
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO.

A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos deebulição próximos.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza.
No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a umadeterminada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes (Lei de Raoult), a composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também das pressões parciais, segundo a Lei de Dalton, revela que, para uma mistura ideal, o componente mais volátil tem maior fração molar na fase vapor do que na fase líquida em qualquer temperatura.
Para uma soluçãoideal, o ponto de ebulição da mistura é definido como a temperatura na qual a soma das pressões parciais dos componentes é igual à pressão atmosférica. Como a pressão de vapor total da mistura é intermediária entre as pressões de vapor dos componentes puros, o ponto de ebulição da mistura também será intermediário entre os pontos de ebulição das substâncias puras.
O aquecimento da massa líquidapoderia resultar em ebulição tumultuosa, que deve ser evitada, adicionando-se a mistura ainda fria algumas pedras porosas.
Neste caso bolhas de ar contidas nas pedras são eliminadas pelo aquecimento, as quais devido a um aumento de pressão interna vencem a pressão da coluna do líquido sendo expelidas com o rompimento da tensão superficial.
Uma distribuição homogênea de calor na massa líquida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destilação
  • destilaçao
  • Destilação
  • Destilaçao
  • destilação
  • destilação
  • Destilaçao
  • Destilação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!