Destilação a vapor

Páginas: 7 (1544 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

QUÍMICA H

AULA PRÁTICA 4

DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR



INTRODUÇÃO

Definição
Destilação a vapor é uma técnica de separação e purificação de compostos orgânicos. Essencialmente a operação consiste em volatilizar a substância por passagem de vapor no meio de uma mistura docomposto e água. É necessário que o composto orgânico tenha uma apreciável pressão de vapor (pelo menos 5 a 10 mm a 100ºC) para que destile com o vapor. A destilação a vapor acontece a uma temperatura abaixo do ponto de ebulição da água e, em numerosos casos, bem abaixo do ponto de ebulição da substância orgânica. Isto permite a purificação de um grande número de substâncias com alto ponto de ebuliçãopor destilação a baixa-temperatura, e é particularmente importante quando as substâncias sofrem decomposição quando destiladas sozinhas a pressão atmosférica. (Vogel, 1989)
Princípio da técnica:
Misturas de líquidos imiscíveis (ou parcialmente miscíveis) comportam-se no que diz respeito à destilação, de forma bem diferente das misturas de líquidos miscíveis.
As misturas binárias delíquidos miscíveis, excetuando-se as misturas azeotrópicas, têm ponto de ebulição intermediário entre os pontos de ebulição dos componentes puros. No caso de misturas azeotrópicas, há um azeótropo com ponto de mínimo ou máximo, e as misturas comportam-se como se fossem misturas homogêneas binárias do azeótropo com o componente A, ou do azeótropo com o componente B. Cada um desses dois casos temcomportamento idêntico a uma mistura binária de líquidos miscíveis como mencionado anteriormente, com ponto de ebulição situado entre os pontos de ebulição dos componentes (azeótropo e A, ou azeótropo e B).
Já no caso das misturas de líquidos imiscíveis, o ponto de ebulição da mistura é sempre menor do que o ponto de ebulição de qualquer dos componentes (isto é, inferior ao ponto de ebulição até docomponente que tem o menor ponto de ebulição).
A razão para essa diferença é que no caso dos líquidos serem imiscíveis, cada líquido evapora-se independentemente um do outro pois, se um líquido não está dissolvido no outro, não tem porquê nem como interferir em sua evaporação. Assim, cada líquido desenvolve sua própria pressão de vapor integralmente, como se estivesse sozinho (e não depende da fraçãomolar do componente, como ocorre nas misturas homogêneas). (CONSTANTINO, 2004)

1.3 Aparelhagem

A destilação a vapor pode ser efetuada de várias maneiras diferentes. O vapor pode ser gerado em um frasco separado (contendo só água) e canalizado para outro frasco que contém o líquido que se quer destilar, ou o material vegetal cujo óleo essencial se pretende extrair. Chama-se estemétodo de “método indireto” (figura 1). Pode-se, também, misturar diretamente a água com o outro líquido (ou com o material vegetal) no mesmo balão, e aquecer tudo junto para destilar (este seria o “método direto) (figura 2).
(CONSTANTINO, 2004)


Figura 1: Aparelhagem para destilação a vapor – método indireto
Fonte: http://www.chembook.co.uk/chap23.htm

Figura 2: Aparelhagem básica paradestilação a vapor pelo método direto
Fonte: http://www.umsl.edu/~orglab/documents/distillation/dist.htm

Os óleos essenciais e o Cravo da Índia
Os óleos essenciais, óleos etéreos ou essências, podem ser definidos como misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílidas, com características odoríferas, sabor acre (ácido) e consistência oleosa. Possuem atividade óptica e índice derefração, sua coloração pode ser levemente amarelada ou até incolor e, quando recém extraídos, podem apresentam uma baixa estabilidade na presença de luz, calor, ar e umidade. Embora sejam normalmente uma mistura de vários compostos orgânicos, muitas vezes apresentam um composto majoritário. No extrato bruto de S.aromaticum (cravo da Índia) esse componente é o Eugenol ou 4-alil-2-metoxifenol...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESTILAÇÃO SIMPLES E DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR
  • Destilação por arraste com vapor
  • destilação por araste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação com vapor de água
  • Destilação por Arraste de Vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!