Destilação simples

Páginas: 2 (405 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2012
É um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possue(m) uma diferença no ponto de ebulição maior do quecerca de 80 oC. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.
Destilação a Vácuo (pressão reduzida)Realizada sob pressão atmosférica reduzida. Como a temperatura de ebulição de um líquido é atingida quando a pressão de vapor se iguala à pressão externa, ao se diminuir artificialmente a pressão sobre olíquido consegue-se realizar a destilação a uma temperatura inferior ao ponto de ebulição normal. A vantagem é poder purificar líquidos que se decompõem antes mesmo de entrarem em ebulição ou queprecisam de elevadas temperaturas para serem destilados.
Na execução dessa técnica utiliza-se uma aparelhagem similar à da destilação fracionada, com a diferença de que se adapta uma bomba de vácuo quereduzirá a pressão do meio. A nova temperatura pode ser estimada com o auxílio de uma tabela que relaciona colunas de temperatura com pressão (nomograma).
Destilação por arraste de vapor
Método deseparação de misturas utilizado quando as substâncias a serem separadas não são solúveis em água, além de uma delas ser ligeiramente volátil e as outras fixas ou para o caso de que uma das substâncias aser destilada se decomponha com ação direta do calor, ou seja, apresente sensibilidade térmica.
A partir do desenho a seguir, pode-se observar que com o vapor d´água, gerado no primeiro balão doequipamento, pode-se extrair a substância mais volátil da mistura (que se encontra no segundo balão). O resultado do processo (o destilado) é uma mistura formada por água e a substância mais volátil (quepodem ser separadas através da decantação por serem imiscíveis).

Destilação Fracionada
Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destilação simples
  • Destilação Simples/Destilação Fraccionada
  • Destilação Simples
  • Destilação simples
  • Destilação simples
  • Destilação simples
  • Destilação simples
  • Destilação simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!