destilação simples

Páginas: 4 (893 palavras) Publicado: 7 de julho de 2013
Introdução

Destilação simples
A destilação é uma técnica muito usada em experiências de separação de componentes líquidos de uma mistura homogênea ou para fazer a separação de líquidos e sólidos.Na destilação, a solução que vai ser destilada é colocada em um recipiente adequado (balão) e vai sendo gradativamente aquecida até atingir o ponto de ebulição, momento em que muda de fasetransformando-se em vapor, assim, o componente mais volátil transformado em vapor sobe e, ao passar pelo condensador, muda novamente de fase para líquido e é recolhido em um uma Proveta. O componente menosvolátil permanece no balão na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado. Em uma destilação de simples de solução a temperatura não é constante devido a variação da composição dovapor. Existem diferentes formas de destilação como: destilação simples, destilação fracionada, entre outras.


Objetivo geral

Fazer a separação, via destilação simples, de uma solução de água eacetona. Observando as diferenças de temperatura no momento inicial da ebulição da solução e fazendo o acompanhamento com anotações das mudanças de temperatura.


Objetivos específicos

Testar acompreensão e execução da montagem do destilador com todas as suas partes devidamente encaixadas e testadas pelos membros do grupo; executar a montagem de um gráfico baseado nas anotações detemperatura do ponto inicial de ebulição da solução e dos pontos consequentes, de 5,0 em 5,0 mL.


Materiais e reagentes

- Manta para balão de 250 mL;
- Termômetro;
- Proveta de 100 mL;
- Pedras deporcelana;
- Condensador de Liebig e adaptadores;
- Mangueiras;
- Garras;
- Suportes universal;
- Rolha;
- Papel milimetrado;
- Pisseta c/ água;
- Tolueno;
- Ciclo-hexano.


Procedimentoexperimental

A aparelhagem foi montada e colocada
pós adicionado a solução de água e acetona no balão, colocou-se as pérolas de vidro e foi montada a aparelhagem na configuração para destilação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destilação simples
  • Destilação Simples/Destilação Fraccionada
  • Destilação Simples
  • Destilação simples
  • Destilação simples
  • Destilação simples
  • Destilação simples
  • Destilação simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!