Destilação simples e fracionada

Páginas: 3 (547 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014







DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA











1- Resumo:
A experiência consistiu no aquecimento da mistura de 15 ml de água com 15 ml de propanona (acetona) e observar com oauxilio de um termômetro, a diferença nas temperaturas de ebulição de cada substancia, podendo assim saber mais sobre as propriedades de ambas.
2- Introdução:
A destilação é o processo de separaçãode duas ou mais substâncias líquidas com temperaturas de ebulição diferentes contidas em uma mistura. São conhecidos, em geral, quatro tipos principais de destilação: simples, fracionada, à pressãoreduzida e a por arraste de vapor.
Na destilação simples os vapores gerados pelo aquecimento da mistura de líquidos são mais ricos no componente mais volátil enquanto que no estado líquido, acomposição é mais rica no componente menos volátil.
A destilação simples é um dos métodos mais triviais para a separação de líquidos de suas impurezas não voláteis que, porventura estejam presentes na mistura,ou, para separar líquidos de pontos de ebulição muito afastados.
A destilação fracionada é uma técnica onde se realiza uma série completa de pequenas separações, em uma única operação contínua,utilizando se para isto, uma coluna de fracionamento. Esta coluna é construída de tal modo que, pela extremidade conectada ao condensador, escapam somente os vapores do líquido mais volátil, enquanto que,os vapores do líquido menos volátil regressam por refluxo ao balão, onde está contida a mistura de líquidos, para sofrer outra destilação. De maneira geral, a destilação fracionada destina-se àseparação de líquidos com pontos de ebulição muito próximos.

3- Procedimento experimental:
I- Materiais:
-Água (15 ml), propanona (15 ml);
-Placa de aquecimento elétrico;
-Proveta;
-Equipamento dedestilação.

II- Experimento:
Foi preparada uma mistura de 15 ml de água com 15 ml de propanona (acetona) em um balão de destilação, o qual foi aquecido em uma placa de aquecimento elétrico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destilação simples e fracionada
  • Destilação simples e fracionada
  • Destilação Simples e Fracionada
  • Relatorio de destilacao simples e fracionada
  • Destilação simples e fracionada
  • Destilação simples e fracionada
  • Destilação Simples e Fracionada
  • Destilação simples e fracionada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!