Destilação por Arraste de Vapor

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
Lic./ Bel. Química
QUÍMICA ORGÂNICA
Destilação por arraste de vapor

Luana de A. Schnyder 701659
Mariana Fernandes 701609
Felipe de Mário
4ºB – Profª Regina
Santo André
2013
EXPERIMENTO: Destilação por arraste de vapor.
OBJETIVO: Introduzir a técnica de destilação como método de purificação de substâncias químicas. Isolar substâncias deocorrência natural por destilação por arraste de vapor.
MATERIAIS E REAGENTES:
- 2 suportes universais;
- 1 manta com reostato;
- 2 garras (pequena e média);
- 1 plataforma elevatória;
- 1 condensador reto;
- 1 cabeça de destilação;
- 1 balão de fundo redondo de 500 ml;
- 1 alonga;
- 1 termômetro;
- 1 proveta de 250 ml;
- 1 faca;
- 1 tábua de plástico;
- água destilada quente;
-cravo da índia;
PROCEDIMENTO:
Coloque o cravo da índia em um balão de 500 ml. Adicione entre 200 – 250 ml de água destilada previamente aquecida e conecte o balão em uma aparelhagem de destilação. Aqueça a mistura e recolha o destilado em uma proveta, enquanto houver gotas de óleo (pode ser necessário adicionar mais água ao balão de destilação). Nesta destilação, são possíveis de serem observadasgotículas de eugenol, misturadas a água. No final do procedimento, transferir o destilado para um final de decantação e efetuar a extração do óleo essencial do cravo utilizando hexano como solvente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a técnica experimental de destilação por arraste de vapor, conclui-se que é possível a extração do óleo essencial presente no cravo da índia.
Explique o que se entendepor ponto de ebulição de um líquido.
O ponto de ebulição de uma substância no estado líquido é a temperatura à qual se dá a passagem tumultuosa do estado líquido ao estado gasoso. Esta temperatura depende da pressão exercida sobre a superfície livre do líquido e aumenta com o aumento da pressão. À temperatura de ebulição, a pressão de vapor dessa substância iguala a pressão exterior sobre olíquido.
Explicar o processo denominado destilação simples, e em que situações tal processo pode ser empregado na separação de misturas.
A destilação simples é utilizada para separar cada uma das substâncias presentes em misturas homogêneas envolvendo sólidos dissolvidos em líquidos, ou excepcionalmente, para separar líquidos de ponto de ebulição afastados. Consiste na vaporização de um líquido poraquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera.
Explique por que a destilação simples não é adequada na separação de líquidos de pontos de ebulição muito próximos.
Porque o método da destilação simples é um processobaseado na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes da mistura. E se tivermos dois líquidos com pontos de ebulição relativamente próximos, não o conseguiremos separar com o método da destilação simples, assim sendo realizado pelo método de destilação fracionada. Em uma coluna de fracionamento um gradiente de temperaturas impede a passagem dos vapores de substâncias menos voláteis enquantoque substancias mais voláteis passam pela coluna.
Qual a função das pérolas de vidro na destilação?
A função decorrente das pérolas de vidro é equilibrar a energia cinética contida no balão, evitando que haja projeção da substância para fora do recipiente.
Faça um resumo sobre a importância e utilização da destilação fracionada na Indústria Petroquímica.
A petroquímica  é a áreada química relacionada aos derivados de petróleo, o petróleo deve passar por processos para que o seu aproveitamento energético seja possível, a saber: separação, conversão e tratamento.
A indústria petroquímica  objetiva a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com o menor custo e a maior qualidade.
Esse processo por que passa o petróleo é chamado refinamento e ocorre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESTILAÇÃO SIMPLES E DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR
  • Destilação por Arraste de Vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • Destilação por arraste de vapor
  • DESTILAÇAO POR ARRASTE DE VAPOR COM CANELA
  • Destilação por arraste à vapor por codestilação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!