Destilação por arraste à vapor de óleos essenciais presentes na casca da laranja

Páginas: 9 (2137 palavras) Publicado: 19 de abril de 2012
INSTITUO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

CAMPUS TERESINA CENTRAL

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

PROFESSOR: JOAQUIM SOARES DA COSTA JÚNIOR



















DESTILAÇÃO POR ARRASTE À VAPOR DE ÓLEOS ESSENCIAIS PRESENTES NA CASCA DA LARANJA







Fernando Bezerra de Araújo













Teresina (PI),

Setembro de2011

RESUMO



Foi realizada a extração por meio da destilação por arraste à vapor do limoneno e de outros componentes que fazem parte do óleo essencial presente na casca de laranja. Para a realização de tal procedimento, foi utilizado o diclorometano para facilitar a sua extração, pois o óleo apresenta uma maior afinidade pelo mesmo, o que permitiu um maior rendimento que foi de 0,28 %.INTRODUÇÃO



As essências podem ser de origem natural ou sintética. As de origem natural são geralmente extraídas de plantas, flores, raízes ou animais, enquanto as sintéticas tentam reproduzir no laboratório os aromas naturais. A extração de uma essência natural é realizada por prensagem, maceração, extraçãocom solventes voláteis, enfleurage ou através de destilação por arraste a vapor. Este último método se mostra como o mais eficiente e de menor custo, sendo ainda o mais adequado para a extração de determinadas substâncias de uma planta (IVO et al, 2000).
Destilação é um método ou processo físico de separação de uma mistura de líquidos ou de sólidos dissolvidos em seus componentes. Esse processo écaracterizado pelo fato de o vapor formado possuir uma composição diferente do líquido residual. O vapor é condensado e o produto obtido é conhecido como destilado. Nesse processo, é importante que a substância a ser destilada seja volátil na temperatura utilizada (ROMÃO et al, 2009).
Durante muito tempo, esse tem sido um importante método de separação e/ou purificação de compostos químicos emlaboratórios e em indústrias, pois se trata de um procedimento simples, eficiente e economicamente viável para muitos processos de separação de mistura (ROMÃO et al, 2009).
A destilação a vapor é um outro processo de separação de misturas, que consiste em destilar um líquido (geralmente uma substância orgânica), fazendo passar vapor de água através deste líquido, que se aquece, volatiliza-se edestila misturado com o vapor de água, de forma que, quando os vapores se condensam, os líquidos separam-se em duas camadas, permitindo uma simples separação por decantação. Às vezes, é necessário utilizar um solvente imiscível com a água para extrair o outro líquido ( principalmente se o líquido desejado está disperso em uma quantidade muito grande de água, ou se ele é parcialmente miscível com aágua)( CONSTANTINO et al, 2004).
Misturas de líquidos imiscíveis (ou parcialmente miscíveis) comportam-se, no que diz respeito à destilação, de forma bem diferente das misturas de líquidos miscíveis. As misturas binárias de líquidos miscíveis, excetuando as misturas azeotrópicas, têm ponto de ebulição intermediário entre os pontos de ebulição dos componentes puros. Já no caso das misturas delíquidos imiscíveis, o ponto de ebulição da mistura é sempre menor do que o ponto de ebulição de qualquer dos componentes (isto é, inferior ao ponto de ebulição até do componente que tem o menor ponto de ebulição) ( CONSTANTINO et al, 2004).
A destilação a vapor pode ser efetuada de várias maneiras diferentes. O vapor pode ser gerado em um frasco separado (contendo água) e canalizado para outro frascoque contém o líquido que se quer destilar, ou o material vegetal cujo óleo essencial se pretende extrair, constituindo o método indireto. Pode-se, também, misturar diretamente a água com o outro líquido (ou com o material vegetal) no mesmo balão, e aquecer tudo junto para destilar (método direto)(CONSTANTINO et al, 2004).
Esta prática tem como objetivo extrair o óleo essencial contido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração de óleos essenciais por destilação com arraste de vapor
  • Extração do óleo essencial por Arraste à Vapor
  • Extração de óleos essenciais da casca de laranja
  • EXTRAÇÃO DE OLEOS ESSENCIAIS DA CASCA DA LARANJA
  • DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR: EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO
  • Relatório Extração do óleo essencial da casca da laranja
  • EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DA CASCA DA LARANJA POR HIDRODESTILAÇÃO
  • Extração de um oleo essencial por destilação por arrastamento de vapor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!