Destilação à vácuo

Páginas: 8 (1986 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE

Qualidade existe desde que o mundo é mundo. Ao longo da história o homem sempre procurou o que mais se adequasse às suas necessidades, fossem estas de ordem material, intelectual, social ou espiritual. A relação cliente-fornecedor sempre se manifestou dentro das famílias, entre amigos, nas organizações de trabalho, nas escolas e na sociedade em geral.

Neste sentido,a arte de se obter Qualidade experimentou uma grande evolução no século XX, partindo da mera inspeção de produtos acabados à visão estratégica de negócios. Esta evolução pode ser analisada conforme seu contexto no Ocidente, no Japão e no mundo como um todo.
Fonte: BARÇANTE, Luiz César. Qualidade Total: uma visão brasileira: o impacto estratégico na universidade e na empresa. Rio de Janeiro, RJ:Campus, 1998.

A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE NO OCIDENTE

Voltando no tempo, especialmente a partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de unidades de medidas, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos da América, a Qualidade evoluiu até nossos dias essencialmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade assumiuformas distintas:

• ERA DA INSPEÇÃO – QUALIDADE COM FOCO NO PRODUTO • ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE – QUALIDADE COM FOCO NO PROCESSO • ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE – QUALIDADE COM FOCO NO SISTEMA • ERA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL ("TOTAL QUALITY MANAGEMENT - TQM") – QUALIDADE COM FOCO NO NEGÓCIO.

A ERA DA INSPEÇÃO Qualidade com foco no produto

No final do século XVIII e início doséculo XIX a atividade produtiva era artesanal e em pequena escala. Os artesãos e artífices eram os responsáveis pela construção de qualquer produto e por sua qualidade final. Com o desenvolvimento da industrialização, e o advento da produção em massa, tornou-se necessário um sistema baseado em inspeções, onde um ou mais atributos de um produto eram examinados, medidos ou testados, a fim deassegurar a sua Qualidade. No início do século XX, Frederick W. Taylor estabeleceu os Princípios da Administração Científica, e legitimou a função do inspetor conferindo a ele a responsabilidade pela Qualidade dos produtos.

INCONVENIENTES DO MODELO TAYLORISTA PARA A QUALIDADE

Aos poucos o sistema taylorista gerou alguns efeitos indesejáveis devido à ênfase dada pela alta gerência àprodutividade:  Supervisores e operários priorizaram a produtividade e relegaram a qualidade a segundo plano.

 A função do Controle da Qualidade era limitada a inspeção. Os fabricantes removiam as peças defeituosas sem que fosse feito um estudo prévio sobre as causas.

 Com a criação de departamentos da qualidade a Alta Direção das empresas concluiu que qualidade era responsabilidade exclusiva dodepartamento da qualidade e se distanciou da função qualidade, ficando cada vez menos informada sobre o assunto.

ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO Qualidade com foco no processo

Com o crescimento da produção, o modelo baseado na inspeção 100% torna-se caro e ineficaz. Em 16 de maio de 1924, Shewhart, aplicando conhecimentos estatísticos, desenvolve poderosa técnica com a finalidade de solucionarproblemas de controle da qualidade da Bell Telephone Laboratories: o Gráfico de Controle de Processo Shewart, foi o primeiro a reconhecer a variabilidade como inerente aos processos industriais e a utilizar técnicas estatísticas para o controle de processos - CEP. Começa a se estruturar o estilo de gestão corretiva: identificar as causas reais e agir sobre elas. Matéria prima, mão de obra, método emáquina são algumas das fontes de variabilidade (causas) que podem apresentar variações no seu desempenho e característica e, portanto, afetar o produto (efeito). Com o advento da 2a. Grande Guerra Mundial outras técnicas foram desenvolvidas como o controle estatístico da qualidade – CEQ, com base em técnicas de inspeção por amostragem.

ASSOCIAÇÕES PARA CONTROLE DA QUALIDADE

Ainda durante a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destilação a Vácuo
  • Destilação a Vácuo
  • Destilação a Vácuo
  • Destilação à vacuo
  • Destilação a vacuo
  • destilação a vacuo
  • destilação a vácuo
  • Destilação a vácuo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!