destição

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Os Mitos Da Antiguidade
Até...

A filosofia nasce, como uma reação contra as narrativas mitológicas que procuravam explicar todas as coisas por meio da existência e das ações dos deuses.

A filosofia eventualmente utiliza-se de mitos como recurso retórico, mas, busca superar a mitologia por meio da construção do conhecimento pelo trabalho argumentativo crítico.

O mito narra, portanto,a origem das coisas por meio de lutas, alianças e relações sexuais entre forças sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens. Diz-se que os mitos são cosmogonias e teogonias.

Acredita-se que a Filosofia percebendo as contradições e limitações dos mitos, foi reformulando e racionalizando as narrativas míticas, transformando-as numa explicação inteiramente nova e diferente.

Asprincipais diferença entre Filosofia e Mito.

-O mito se preocupava explicar o por que das coisas através de um passado imemorial e fabuloso.
-A filosofia se preocupa em explicar o como e o por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas como elas são;

-O mito falava da origem das coisas através das rivalidades ou alianças entre forças sobrenaturais e personalizadas.
-Afilosofia ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

-O mito não se importava com as contradições, porque sua narrativa provinha de uma autoridade religiosa.
-A filosofia não admite contradições, mas exige que a explicação seja lógica, coerente e racional. Sua autoridade vem da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.

Principaiscaracterísticas do início da Filosofia.

-Tendência á racionalidade, somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa;
-Tendência a oferecer respostas conclusivas, que são submetidas à análise;
-Exigência de que se apresente o fundamento do pensamento. Não pode haver contradição;
-Exigência de que, para cada problema, seja investigada e encontrada asolução;
-Tendência à generalização, isto é, mostrar que uma explicação tem validade para muitas coisas diferentes.

O Que São Mitos
Um mito é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, relacionada a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas (do mundo; dos homens; dos animais; das doenças; dos objetos;das práticas de caça, pesca, medicina entre outros; do amor; das relações, seja entre homens e homens, homens e mulheres e mulheres e mulheres; enfim, de qualquer coisa que seja).
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.
O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir àscrenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. Acontecimentos históricos podem se transformar em lendas, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura, e serem erroneamente chamados de mito. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos dascivilizações antigas, mas há de se lembrar que muitas comunidades contemporâneas ainda se valem e muito do mito que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega, a mitologia romana, a mitologia cristã e a mitologia islâmica
Por Que São Inquestionáveis
O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas ehistórias sagradas para interpretá-las. É tido como verdade por causa da pessoa que a relata, um poeta escolhido pelos deuses, que lhe dirige a partir de visões sobre o passado que permite que a origem das coisas seja desvendada.

Após algum tempo, as pessoas passaram a questionar a veracidade dos mitos contados pelos poetas, pois conseguiram perceber que as explicações dadas sobre a origem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destição francionada e comum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!