DESSOR O T RMICA

1505 palavras 7 páginas
DESSORÇÃO TÉRMICA:

A dessorção térmica é o fenômeno que permite a separação física de partículas que estejam depositadas numa superfície através do aumento de temperatura, e é por isso uma prática amplamente utilizada numa vasta gama de indústrias, tais como as indústrias de tratamento de solos e resíduos, de estudo de revestimentos de embalagens alimentares, tecidos, entre muitas outras. Porque é uma técnica com tão grande expressão de aplicações.

Tecnologia:
Dessorção Térmica é um processo que tem como um dos objetivos tratar solos contaminados com hidrocarbonetos não recicláveis tais como gasolina, óleo diesel, óleo combustível, querosene, entre outros, reduzindo ou eliminando sua concentração a níveis que permitam a disposição do solo em seu local de origem ou em uma nova utilização.
É uma tecnologia corretiva, que usa energia térmica para separar fisicamente compostos voláteis do solo.
O equipamento de dessorção térmica é projetado para aquecer o material sólido contaminado a uma temperatura suficiente para que os constituintes orgânicos sejam volatizados, sem que haja alteração em suas propriedades físicas, descontaminando a matriz sólida e os volatilizados seguem para a câmara de pós-combustão onde serão destruídos termicamente.
A Unidade de Dessorção Térmica da Essencis Remediação é um sistema móvel, montado sobre carretas, podendo ser transportado, instalado e utilizado com rapidez para atendimento em todo o Brasil, possibilitando tratamento on-site e off-site.

Descrição

Dessorção térmica é uma tecnologia de remediação ambiental num processo físico de separação que envolve energia térmica, utiliza calor, para aquecimento do resíduo, aumentando a volatilidade dos contaminantes de maneira que estes possam ser removidos (separados) da matriz sólida onde se encontram, tipicamente um solo contaminado, lama ou “torta” de filtragem, até que haja a sua descontaminação. O aquecimento da água e dos compostos orgânicos adsorvidos na matriz sólida (o material

Relacionados

  • transmissão de calor e massa
    18906 palavras | 76 páginas