DESSECÃO DA ORTICA

813 palavras 4 páginas
DISSECÇÃO DA AÓRTA
Raquel Almeida
Elton Dione
Alexandre
Eronice

INTRODUÇÃO
 Uma dissecção aórtica (aneurisma dissecante; hematoma dissecante) é uma situação muitas vezes mortal na qual o revestimento interno da parede da aorta se rasga enquanto o revestimento externo permanece intacto; o sangue penetra através da laceração e provoca a dissecção da camada média, o que origina a criação de um novo canal dentro da parede aórtica.
 A parede externa no processo de dissecção pode se romper dando origem a hemopericárdio, hemotórax e morte. A presença do aneurisma pode ou não estar presente no momento da dissecção. É considerada crônica quando o quadro clínico tem duração superior a duas semanas.

CLASSIFICAÇÃO
 Stanford
 Tipo A: aorta ascendente, com ou sem aorta descendente  Tipo B: só aorta descendente
 De Bakey
 Tipo I: toda aorta
 Tipo II: só aorta ascendente
 Tipo III: só aorta descendente

ANEURISMA
 Aneurisma é a dilatação anormal de um vaso sanguíneo, em consequência da fragilidade da parede do mesmo, que perdeu a elasticidade.
 O aneurisma pode se apresentar de duas formas: uma esférica (aneurisma sacular) e outra de forma alongada (aneurisma fusiforme).

FATORES DE RISCOS









Pessoas acima de 60 anos;
Alcool;
Tabagismo;
Diabetes;
Colesterol alto;
Hipertensão arterial;
Arteriosclerose.
As alterações dos vasos sanguíneos são a principal causa de diversas outras doenças, tão perigosas quanto o aneurisma, como AVC, trombose, isquemia e infarto.

ANEURISMA CEREBRAL
 É uma dilatação que ocorre na parede fragilizada de uma artéria cerebral. É grave e pode deixar sequelas importantes, no caso de haver ruptura da artéria e a hemorragia comprimir outras artérias do cérebro.

ANEURISMA DA AORTA
ABDOMINAL
 É uma dilatação da parede da aorta que corre através do abdômen. O aneurisma cresce lentamente e quando há ruptura, vem acompanhado de forte dor e hemorragia interna. ANEURISMA DA AORTA
TORÁCICA
 É um inchaço ou
alargamento

Relacionados

  • Cinomose canina
    3491 palavras | 14 páginas
  • Introdução ao estudo de direito
    157639 palavras | 631 páginas
  • PAULO NADER-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
    157639 palavras | 631 páginas