Desporto e saúde

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Escola Secundaria Alfredo dos Reis Silveira
Ano lectivo 2010/2011
DESPORTO E SAÚDE



Filosofia
Professora: Isabel Vargas
Trabalho elaborado por: Barnabé Mamadu nº4, Marcio moreira nº21, Miguel Colaçonº 25 10º H1
Introdução
Neste Trabalho pretendemos dar a mostrar os problemas que a sociedade portuguesa enfrenta se continuar no nivel de sedentarismo que se encontra actualmente.
A pratica desportiva não poder feita ao acaso, certos exercicios/modalidades podem não adequar-se á algumas pessoas, por isso deve sempre procurar porfissionais especializados na matéria.
Queremos demonstrar que umestilo de vida activo onde a actividade física e desportiva estejam presentes é importante para a saúde.



O que é o Sedentarismo?

O Sedentarismo já considerado como a doença do século é definido como a falta, ausência ou diminuição de actividades físicas. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes davida moderna. Com a evolução tecnológica, o trabalho manual foi substituído pelas máquinas. Do ponto de vista da medicina moderna, o sedentário é um indivíduo que gasta poucas calorias por semana com actividades ocupacionais e não necessariamente desportivas. Para deixar de fazer parte do grupo de sedentários o indivíduo precisa de gastar no mínimo 2200 calorias.

Sedentarismo em PortugalPortugal é o país com os maiores níveis de sedentarismo da União Europeia, associou-se ontem às comemorações do Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado ao tema "Pela sua saúde, mexa-se".
Uma efeméride para debater os elevados níveis de sedentarismo dos portugueses - 61% das pessoas com mais de 15 anos não dedica sequer uma hora semanal à actividade física, segundo a Direcção-Geral daSaúde (DGS) - e apostar na fundamental divulgação da prática desportiva escolar.

O problema do sedentarismo nos jovens

A nível mundial, estima-se que um terço dos jovens não seja suficientemente activo para contribuir para o seu bem-estar presente e futuro: cada vez menos jovens vão a pé ou de bicicleta para as escolas e muito do tempo livre é passado a ver televisão ou a jogar computador.Segundo o Inquérito Nacional de Saúde (1998-1999), 73% da população, com mais de 15 anos, refere como principal ocupação de tempos livres ver televisão, ler e outras actividades sedentárias. Muitos factores contribuem para que os jovens sejam sedentários: falta de tempo e motivação, apoio insuficiente e falta de orientação dos adultos, sentimentos de vergonha ou incapacidade, falta de locais seguros eatractivos, e a simples ausência de conhecimento das vantagens e benefícios de ser activo. Obviamente que os ritmos urbanos de vida têm aqui um peso decisivo. Os jovens passam um tempo considerável frente ao televisor, deixando de sair para actividades colectivas com os vizinhos da mesma idade, muitas vezes devido à inexistência de locais de lazer, como sejam jardins e parques. Paralelamente aesta realidade, as famílias cada vez têm menos tempo para incentivar e acompanhar as suas actividades físicas das crianças e jovens.

Como resolver este problema?

• Dar importância à participação em actividades desportivas e físicas.
• Proporcionar um conjunto diversificado de actividades competitivas e não competitivas apropriadas às idades idade e às condições locais existentes.
•Ensinar os jovens os princípios básicos para serem activos.
• Promover acções integradas na escola e com a comunidade para fazer programas e eventos de actividades desportivas.
• Construir ambientes físicos e sociais que encorajem e propiciem a prática desportiva de forma fácil e divertida.
• Aumentar o acesso a espaços e instalações para prática desportiva.
• Promover campanhas para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude e desporto
  • saude e desporto
  • Desporto e a promoão da saúde
  • Benefícios do desporto para a saúde
  • Reflexão da importância do desporto para a saúde
  • Benefícios do desporto para a saúde
  • Desporto e Saúde no SEC XII
  • A saúde e o exercício físico, a saúde e a educação física e a saúde e o desporto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!