Desperdício de alimentos

Páginas: 3 (610 palavras) Publicado: 26 de março de 2011
Endocrinologia – hormônios- interação com os diversos sistemas

O termo endócrino denomina substancias secretadas por glândulas ou outros órgãos e tecidos liberados dentro da circulação. O sistemaendócrino, para exercer sua função, utiliza substâncias denominadas hormônios: todo hormônio, para exercer sua função, precisa ligar-se a receptores específicos. Quando os hormônios agem sobre a mesmacélula que o produziu sem ser liberado, sua função é autócrina. Quando o hormônio liberado age célula a célula, sem cair na circulação, é chamado de ação parácrina ou de vizinhança. Quando seguematravés da circulação, para exercerem sua ação em células alvos ou em células neurotransmissoras, sua ação é hormonal.
Peculiaridades do sistema endócrino:
- muitas moléculas não consideradas comohormônios atuam como tal, tais como as citoquinas;
- muitos órgãos ou tecidos não considerados glândulas, também produzem hormônios como o tecido adiposo, rim, coração, fígado e endotélio,condrócito.
- Existem interações importantes e vitais entre o sistema nervoso e glândulas efetoras;
- O sistema auto-imune também mantém relação com resposta e secreção hormonal;
- O stress dequalquer etiologia também mantém forte comunicação com o sistema endócrino;
- As prostaglandinas e prostaciclinas, que fazem parte dos eocosanóides, também são responsáveis pela fisiologia dedeterminados hormônios e função patológica de outros.

Vitaminas: são substancias vitais não utilizadas como fonte calórica, mas que são imprescindíveis como mediadoras de vários processos metabólicosfisiológicos. São recebidas pelo organismo em pequenas quantidades oriundas da dieta, ou o organismo pode produzi-las.

Oncogenes: são produtos de mutações (alteração patológica) de um gene normal.Podem agir como repressores (perda de função como o proto oncogen RET no MEN lib e na Doença de Hirschsprung), ou ativadores ( como o RET no MENlla carcinoma papilifero de tireóide e no carcinoma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desperdicio de alimentos
  • DESPERDÍCIO DOS ALIMENTOS
  • Desperdício de Alimentos
  • desperdício de alimentos
  • desperdício de alimentos
  • Desperdícios de alimentos
  • Desperdício de alimentos
  • Desperdício de alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!