Desordens endócrinas

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
DESORDENS ENDÓCRINAS

Diabetes Mellitus
O diabetes mellitus é comumente dividido em insulino-dependente e não-insulino-dependente.
a) Insulino-dependente. Geralmente é iniciada na infância ou adolescência. Ocorre uma produção deficiente de insulina, impossibilitando o paciente de utilizar a glicose, o que resulta no aumento da glicose sérica acima da capacidade dos rins, causandoglicosúria. Ainda o metabolismo dos carboidratos é alterado, podendo produzir cetoacidose e comumente taquipnéia com sonolência e, eventualmente, coma. Ao realizar algum tipo de tratamento oral, o mesmo deve ser adiado até que o diabetes esteja controlado; as consultas devem ser preferencialmente curtas e no início da manhã; usar protocolo de redução da ansiedade; monitorar os sinais vitais antes, durante eapós a cirurgia; manter contato verbal durante a cirurgia; se o paciente não puder comer ou beber antes ou após a cirurgia oral, instruí-Io a não tomar a dose usual de insulina NPH ou da regular; iniciar uma infusão venosa de soro glicosado a 5% com gotejamento de 150 mL/h; se for permitido, orientar o paciente a tomar um café da manhã normal antes da cirurgia e a tomar a dose usual de insulinaregular, mas somente a metade da dose da insulina NPH; orientar a não reassumir a dose normal de insulina até que ele esteja apto a retornar à ingestão calórica e ao nível de atividades habituais; consultar o médico se surgirem questões acerca da modificação do regime de insulina; estar atento para os sinais de hipoglicemia; tratar as infecções agressivamente.

b) Não-insulino-dependente. Têminício na vida adulta, sendo exacerbada pela obesidade. É tratada com controle de peso, restrições alimentares e pelo uso de hipoglicemiantes orais. Ocorre produção de insulina, mas em quantidade insuficiente devido à diminuição da atividade da insulina, à resistência do receptor à insulina, ou ambas. Ao realizar um tratamento nesses pacientes, o mesmo deve ser adiado até que o diabetes esteja bemcontrolado; agendar as consultas para o início da manhã; evitar consultas longas; utilizar o protocolo de redução de ansiedade; monitorar o pulso, respiração e pressão sangüínea antes, durante e após a cirurgia; manter contato verbal com o paciente durante a cirurgia; se o paciente não puder comer ou beber antes da cirurgia oral e tiver dificuldade de se alimentar após a cirurgia, instruí-Io anão tomar hipoglicemiante oral nesse dia; se o paciente puder se alimentar antes e depois da cirurgia, instruí-Io a tomar um café da manhã normal e tomar a dose usual de hipoglicemiante oral; estar atento para os sinais de hipoglicemia; tratar as infecções agressivamente.

Insuficiência Adrenal
A insuficiência adrenal pode ser causada por doença do córtex adrenal (insuficiência adrenal primária),cujo os sintomas incluem fraqueza, perda de peso, fadiga e hiperpigmentação da pele e membranas mucosas. Porém, a mais comum é causada pela terapêutica crônica de corticoesteróides (insuficiência adrenal secundária). Se um paciente com supressão adrenal primária ou secundária necessita de cirurgia oral e faz uso frequente de corticoesteróide, deve-se Utilizar o protocolo de redução de ansiedade;monitorar o pulso, respiração e pressão sanguínea antes, durante e após a cirurgia; instruir o paciente para dobrar a dose usual no dia anterior, no dia, e no dia seguinte da cirurgia; no segundo dia de pós-operatório, orientar o paciente a retornar à dose usual de esteroide. E se o paciente não está em uso de esteróides, mas recebeu no mínimo 20 mg de hidrocortisona (cortisol ou equivalente) por 2semanas ou mais no último ano, deve-se utilizar o protocolo de redução de ansiedade; monitorar o pulso, respiração e pressão sanguínea antes, durante e após a cirurgia; instruir o paciente a tomar 60 mg de hidrocortisona (ou equivalente) no dia anterior e na manhã da cirurgia, ou o dentista deve administrar 60 mg de hidrocortisona (ou equivalente) IM ou IV antes de cirurgias complexas; nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desordem
  • Glândulas endócrinas
  • glandulas endocrinas
  • Doenças endócrinas
  • Função endócrina
  • Fisiologia Endócrina
  • Glândulas Endócrinas
  • Fisiologia endocrina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!