Desolusion

401 palavras 2 páginas
Na cidade de Glasgow (Escócia) está localizado um dos maiores museus de ossos, The Hunterian Museum. Contem a coleção de ossos do anatomista John Hunter (1728-1793) (fig.01). Hunter era um colecionador fanático, perseguiu Charles Byrne, um irlandês extremamente alto. Ficou fascinado pela estatura do gigante, que queria a qualquer custo seu esqueleto após sua morte, para fazer parte de sua coleção. Byrne, que não possuía uma boa saúde e apavorado deixou relatado que após sua morte seu caixão deveria ser lacrado e jogado ao mar. Mas, com um pouco de dinheiro John Hunter adquiriu o esqueleto do gigante após sua morte e esse está exposto em seu museu.

Ossos são estruturas esbranquiçadas do nosso corpo. São rígidos (característica conferida pela substância óssea compacta), e flexíveis (conferido pela substância óssea esponjosa). Os ossos são vascularizados, o sangue transporta uma grande quantidade de cálcio para o osso (o que o difere da cartilagem), tornando-o calcificado (mineralizado). São revestidos internamente e externamente por membranas de tecido conjuntivo, especializadas, denominadas respectivamente de endósteo e periósteo. Essas membranas participam de diversas funções, como: conferir sensibilidade, vascularização e inserção muscular (essa última válida para o periósteo).

conjunto de ossos e cartilagens unidos (articulados) forma o esqueleto. O esqueleto possui diversas funções, entre elas:
- conformidade ao corpo;
- proteção de órgãos vitais;
- sustentação do corpo;
- armazenamento de íons como cálcio e fósforo;
- atua como alavancas, movimentada pelos músculos, deslocando segmentos do corpo;
- hematocitopoiese, formação de células do sangue, por meio da medula óssea (vermelha).

Os osteoclastos são células que se originam de monócidos e macrófagos teciduais. São produtores de enzimas lisossomais, capazes de reabsorver a matriz calcificada, participando do processo de remodelação óssea. O hormônio da glândula paratireóide (parato-hormônio –

Relacionados