DESNUTRIÇÃO

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO











TRANSTORNOS ALIMENTARES – ANOREXIA E BULIMIA















GOIÂNIA
2012
SANTANA DA SILVA
ELAINE A DE PAULA














TRANSTORNOS ALIMENTARES – ANOREXIA E BULIMIA

Trabalho apresentado ao Instituto de Ciências de Saúde da UniversidadePaulista, Campus Flamboyant como requisito para obtenção da nota de NP2 na disciplina de.

ORIENTADOR: PROF.








GOIÂNIA
2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 ANOREXIA NERVOSA E BULIMIA NERVOSA 6
1.2 Tratamento 6
2 METODOLOGIA 8
2.1 Tipo de estudo 8
2.2 Referencial teórico-metodológico 8
2.3 Instrumento de coleta de informações 8
2.4 Análises das informações coletas 8
3 REFERÊNCIAS 91 INTRODUÇÃO
Os transtornos alimentares possuem causa multifatorial que são caracterizados por alterações no comportamento alimentar de um indivíduo, podendo causar-lhe uma doença. Eles são classificados de acordo com o resultado final visível no indivíduo acometido e as alterações que provoca nos hábitos alimentares. Algumas formas de transtornos alimentares maisbrandos são comuns e podem ser observados em diversas faixas etárias (HUSE; LUCAS, 2002).
Os indivíduos que sofrem de transtornos alimentares utilizam-se de diversos métodos para controlar seu peso corpóreo; dentre eles podemos citar o excesso de exercícios físicos, acarretando prejuízos físicos, nutricionais e psicossociais (ASSUNÇÃO; CORDÁS; ARAÚJO, 2002). Além disso, esses transtornosalimentares são determinados por diversos fatores que interagem entre si para progredir a doença, podendo ser de ordem genética, sociocultural, biológica e psicológica.
Estes indivíduos têm grande medo de ganhar peso, e com isso tornarem-se obesos, mesmo estando com peso muito abaixo do indicado para a sua estatura. Eles relatam que mesmo diante desta situação se sentem com peso excessivo, e por isso, nãocessam as tentativas para perderem peso. Como estas pessoas não se sentem doentes, elas não procuram ajuda médica (HOLMES, 2001).
Os distúrbios do comportamento alimentar já são conhecidos há muitas décadas, sendo objeto de diversos estudos. Eles são mais frequentes entre as adolescentes e adultas do sexo feminino e, geralmente tem início na adolescência, com uma restrição inicial de alimentosfontes de carboidrato, estendendo-se posteriormente para os outros alimentos (CORDÁS; BORGES, WAITZBERG, 2001).
O sentimento de negação da própria condição patológica, muitas vezes consequência de tabu existente em torno dos sintomas dos transtornos alimentares, leva essas síndromes a se estenderem por um longo período de tempo sem serem diagnosticadas, acarretando o aparecimento de comorbidades eagravos a saúde (MAGALHÂES; AZEDO; MENDONÇA, 2005). A aceitação da doença é a primeira condição para a recuperação do indivíduo, sendo o apoio da família fundamental.






























2 ANOREXIA NERVOSA E BULIMIA NERVOSA
A anorexia nervosa é caracterizada por jejum auto-imposto, objetivando a perda de peso; perturbação da imagem corporal e desejoincontrolável de possuir um corpo magro e esbelto. Encontra-se dificuldade em diagnosticar a anorexia nervosa devido à demora ou recusa do indivíduo em buscar ajuda do profissional, o que ocorre geralmente quando o quadro se agrava. Esta enfermidade tem um índice maior de incidência na adolescência, onde foram observadas ocorrências tanto na infância quanto após os 40 anos de idade. Todas estassituações causam disfunções fisiológicas e levam à atitudes psicopatológicas que causam a inanição (HUSE; LUCAS, 2002).
A bulimia nervosa é um transtorno alimentar grave, caracterizado por episódios de compulsão alimentar, seguido de sentimento de culpa pela grande quantidade de alimento ingerido. Neste momento, como meio de compensação para controlar o peso, estes indivíduos provocam vômitos. Além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desnutrição
  • Desnutrição
  • desnutrição
  • desnutrição
  • Desnutrição
  • Desnutrição
  • Desnutrição
  • Desnutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!