desnutrição no mundo

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Desnutrição no mundo:tipos de desnutrição e seus efeitos sobre a saúde;dados estatísticos,causas e soluções.
Em escala global, estima-se que 165 milhões de crianças estão desnutridas e 300 criançasmorrem por hora em todo o mundo em função da desnutrição. O problema é mais grave na África, Ásia e América Latina. Segundo RECINE e RADAELLI (s.d), no Brasil foram feitas várias pesquisas paraavaliar o estado nutricional da população e os resultados obtidos indicam que 31% das crianças brasileiras menores de 5 anos são desnutridas, sendo que nos seis primeiros meses de vida, a ocorrência dadesnutrição já é alta (21,8%). Veja a tabela completa no anexo I.
A desnutrição ocorre quando o corpo não recebe quantidade suficiente de nutrientes, sendo que existem três tipos de desnutrição:*Kwashiorkor: aparece no período posterior à amamentação, durante o desmame, e na fase de 1 a 4 anos. Ela é causada pela carência de proteína. Privado de nutrientes o corpo consome seus próprios recursos emodifica suas funções, como o equilíbrio celular. A água das células migra de forma diferente, formando edemas que incham o corpo. Por isso algumas crianças desnutridas têm o estômago, o rosto, osbraços, as mãos e os pés inchados. Além do inchaço, a pele ressecada se rompe com a pressão e surgem úlceras que infeccionam. Os cabelos se tornam brancos ou avermelhados.
*Marasmo: É causada pela faltade calorias. Sem receber os nutrientes necessários para manter as funções vitais como respiração e batimentos cardíacos, o corpo passa a buscar energia nas reservas de gordura e nos músculos. Acriança com marasmo está extremamente magra, tem os traços emaciados, os músculos atrofiados e a pele é enrugada parecendo com a face de um idoso.
Kwashiorkor- marasmático: é a combinação dos sintomas dosdois estágios de carência do marasmo e do kwashiorkor. As crianças tendem a desenvolver diarréia, infecções e múltiplas deficiências de nutrientes.
Dessa forma, pode-se caracterizar várias causas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desnutrição
  • DESNUTRIÇÃO
  • Desnutrição
  • Desnutrição
  • desnutrição
  • desnutrição
  • Desnutrição
  • Desnutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!